Paratodos: Dança, Polifonia e Produção Partilhada do Conhecimento

Autores

  • Marta Simões Peres UFRJ. Professora Adjunta.

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.19373

Palavras-chave:

dança, diversidade, estudos da deficiência, saúde mental

Resumo

Este texto relata a contribuição, ao projeto Paratodos - ensino, pesquisa e extensão em Dança e Saúde/UFRJ, de minha participação no programa de pós-doutorado no Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, ligado ao Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Intitulado “Pedagogia Griô sob uma Perspectiva Polifônica: diálogo entre corpos e redes”, o objetivo do projeto de pesquisa consistiu em “desenvolver uma metodologia em que ator/bailarino/estudante/participante de extensão seja estimulado a criar enquanto uma pessoa autônoma”. O diálogo com a teoria da Polifonia de Bahktin, a Pedagogia Griô de Pacheco, e o conceito de Produção Partilhada do Conhecimento de Bairon enriqueceram nossa abordagem, em que a não exclusão, o acolhimento da diversidade e a ação extensionista ocupam papéis centrais. A criação da Performance Leonídia, pela Trupe DiVersos, consiste num desdobramento artístico dessa experiência.

Biografia do Autor

Marta Simões Peres, UFRJ. Professora Adjunta.

Marta Peres é professora adjunta da UFRJ. Doutora em Sociologia (UnB, 2005), com pós doutorado em Antropologia (IFCS, UFRJ, 2006), mestre em Ciências da Saúde (UnB,2000), fisioterapeuta (IBMR, 1996), formada em dança pela Escola Angel Vianna (1990). Dirigiu os espetáculos "A Quântica dos Corpos", com a Cia de Rodas (Brasília, 2004), "68 à Vera" (UFRJ, 2008), foi uma das coreógrafas da cantata cênica "Carmina Burana", dirigida por Caíque Botkai e Ueslei Bannus (UFRJ, EM, 2009), encena "Leonídia", com a Trupe DiVersos, desde 2014. Cursou PósDoutorado no Núcleo Diversitas, USP.

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Publicado

2017-02-09

Como Citar

Peres, M. S. (2017). Paratodos: Dança, Polifonia e Produção Partilhada do Conhecimento. Interagir: Pensando a extensão, (22), 01–12. https://doi.org/10.12957/interag.2016.19373

Edição

Seção

ARTIGOS