História e fotografia: uma pedagogia do olhar

Autores

  • Luís Reznick
  • Márcia de Almeida Gonçalves

Palavras-chave:

fotografia, história lo- Cal, São Gonçalo, ensino de História.

Resumo

Nesse texto, analisamos, de forma sintética,alguns dos usos pedagógicosda fotografia como instrumento desensibilização do olhar e, por conseguinte,de produção de saberes históricos.Pretendemos também, sob o eixodás relações entre imagens e políticasda memória, refletir sobre lógicas depertencimento e processos de construçãode -identidades no recbrte dahistória local.Essa reflexão é produto das atividadesde pésquisa, ensino e extensão .quedésenvolvemos sobre a história de SãoGonçalo, no Laboratório de PesquisaHistórica, vinculado ao -Departamentode 'Ciências Humanas da Faculdadede Formação de Professores da UERJ.

Downloads

Como Citar

Reznick, L., & Gonçalves, M. de A. (2016). História e fotografia: uma pedagogia do olhar. Interagir: Pensando a extensão, (3), 77. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18673

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA