História e fotografia: uma pedagogia do olhar
Palavras-chave:
fotografia, história lo- Cal, São Gonçalo, ensino de História.Resumo
Nesse texto, analisamos, de forma sintética,alguns dos usos pedagógicosda fotografia como instrumento desensibilização do olhar e, por conseguinte,de produção de saberes históricos.Pretendemos também, sob o eixodás relações entre imagens e políticasda memória, refletir sobre lógicas depertencimento e processos de construçãode -identidades no recbrte dahistória local.Essa reflexão é produto das atividadesde pésquisa, ensino e extensão .quedésenvolvemos sobre a história de SãoGonçalo, no Laboratório de PesquisaHistórica, vinculado ao -Departamentode 'Ciências Humanas da Faculdadede Formação de Professores da UERJ.Downloads
Como Citar
Reznick, L., & Gonçalves, M. de A. (2016). História e fotografia: uma pedagogia do olhar. Interagir: Pensando a extensão, (3), 77. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18673
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.