Extensão universitária e ensino de língua estrangeira: aproximações entre formação e formação continuada de docentes

Maria Del Carmen F. González Daher, Vero Lucia de Albuquerque Sant'Anna

Resumo


Este artigo apresenta as, propostas do, projeto de extensão "O ensino fundamentale o espanhol como línguaestrangeira", no que se refere a ações: voltadas para o aluno de graduaçãoi em Letras, da habilitação em Português -Espanhol, e para a formação continuadade docentes de espanhol da rede l' pública do Rio de Janeiro, a partir deuma parceria UERJ/SME. O projeto visa' garantir ao alunó de graduação umainserção profissional diferenciada apartir de experiências que ampliem si-.tuações de aprendizagem e de reflexãoSobre a prática docente. No queI ' se refere ao professor da SME, vêm1 sendo desenvolvidas discussões sobrevisões de língua, ensino é aprendizagemque lhe permitam uma revisão desua própria prática pedagógica. Ambas; as ações baseiam-se em propostas teóricasque valorizam a promoção do .autoconhecimento, a construção deinterculturalidades e a desconstrução! de estereótipos. Os' caminhos para aconsecução desses objetivos têm como. eixo a articulação entre extensão-ensino-pesquisa.

Palavras-chave


extensao universitária; formação de docentes; formação continuada de docentes; espanhol como : língua estrangeira.

Texto completo:

PDF


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ