Pioneirismo e Integração em Educação Ambiental

Autores

  • Elza Maria Neffa Vieira de Castro

Palavras-chave:

educação, meio ambiente, pesquisa-ação

Resumo

O Projeto de Educação Ambiental do Programade Despoluição da Baía deGuanabara (PEA/PDBG) envolve atividadesacadêmicas, comunitárias e tecnológicas.Pretende integrar a retórica acadêmica coma contextualização histórico-espacial do processode degradação ambiental, no intuitode recolocar alternativas em benefício daresponsabilidade de todos no equilíbriosistêmico local e universal e, nesse sentido,formar agentes' ambientais com consciênciaecológica, compromissados com o processode constituição da cidadania. Integrandosociedade, natureza e educação,busca construir espaços coletivos de sustentaçãoteórico-prática, capazes de contribuirpara formação de uma humanidadeético-solidária e harmônica com ó meionatural. Objetiva instrumentalizar profissionaisdo Curso de Pós-Graduação Lato Sensoem Educação para Gestão Ambiental, ministradona Faculdade de Educação da UE12.1,e nos Cursos de Capacitação para formaçãode agentes ambientais, desenvolvidosnos Núcleos de Referência em EducaçãoAmbiental municipais. Através de seinináriospara problernatização de temas-problema,disciplinas curriculares e oficinas paraplanejamento e operacionalização de conhecimentos,estas atividades pedagógicasvisam ao desenvolvimento de soluções, atravésde Planos de Ação, que envolvem comunidades.Com o desenvolvimento dessesplanos, os cursistas têm oportunidadede articular o conhecimento científico à realidadesocial, reintegrando e revitalizandoo que foi agredido e desestruturado aolongo dos séculos

Downloads

Como Citar

Castro, E. M. N. V. de. (2016). Pioneirismo e Integração em Educação Ambiental. Interagir: Pensando a extensão, (2), 77. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18661

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA