Rádios Comunitárias como Rádios Educativos: explorando os potenciais educativos do rádio e das rádios comunitárias

Mauro Sá Rego Costa

Resumo


Esboça-se aqui uma concepção de rádiocomunitária/educativa de modo' transversal, com os conceitos da filosofia política de Negri, Lazzarati eCocco — trabalho imaterial, generalintellect etc. — que tornam indiscerníveisfazer política, criar coletivos eproduzir e consumir cultura e/ou bensmateriais; associados à concepção sonoro-política do ritornelo de Deleuzee Guattari e às teorias contemporâneasda "escuta", de Murray Schafer eFrançois Bayle . Aplica-se esse dispositivoteórico em uma abordagem domovimento de rádios comunitárias noRio de Janeiro e, particularmente, à experiênciade montar uma rádio comunitária-educativa, integrando a UERJem Duque de Caxias — Faculdade deEducação da Baixada Fluminense(FEBF) — e a comunidade local organizada,do bairro de Vila São Luís.

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ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
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