Reflexões sobre a Construção Compartilhada do Conhecimento em Saúde na localidade do Alto Simão / Vila Isabel - RJ

Sonia Acioli, Débora Cristina V. de Azevedo, Renata Pascoal, Vivian de Sá Ferreira, Andrea de B. Pereira da Silva

Resumo


Busca-se, aqui, refletir o desenvolvimentode processos de construção compartilhadade conhecimento em práticas de educaçãoe saúde junto a determinado gruposocial local. Estas reflexões articulam-se àexperiência de extensão da Faculdade deEnfermagem da UERJ(Fenf) desenvolvidapelo projeto: "Aprendendo e ensinandocom o Alto Simão" , realizado desde 1997,na localidade do Alto Simão, em Vila Isabel(Ri). Neste projeto, a prática educativajunto a moradores é realizada a partir deprocessos participativos compartilhadosentre moraddres, alunos e professores.Tem-se como objetivo refletir quanto àpossibilidade de transformação das práticasde educação e saúde desenvolvidas, atravésde propostas de construção compartilhadade conhecimento em saúde. Os pressupostosdo trabalho são: planejamentoparticipativo, manutenção de um processopermanente de interação e interlocução ea necessária articulação entre senso comume ciência na construção de conhecimento.Nos baseamos na proposta da pedagogiacrítica e em uma abordagem construtivista.A metodologia inclui visitas domiciliares,debates, avaliação permanente e coletivadas atividades. Esta proposta tem viabilizadoa articulação entre ensino, pesquisa e extensão,a troca de experiências e saberesentre docentes, discentes e o grupo socialenvolvido, bem como a possibilidade deconstrução de um trabalho de educação esaúde não normatizador, ou apenas transmissorde informações.

Palavras-chave


educação e saúde; enfermagem em saúde pública, construção compartilhada do conhecimento.

Texto completo:

PDF


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ