Organização Interativa de Coleções Didáticas em Biologia
Palavras-chave:
Coleções Biológicas, Coleções Didáticas, Ensino-AprendizagemResumo
É consenso entre os profissionais de educaçãoem Ciências e Biologia que atividadesenvolvendo a manipulação de peças biológicas,além de estimular o interesse do aluno,permitem uma assimilação mais consistentedo tema abordado. Assim, coleçõesbiológicas transformam-se em importantesrecursos didáticos no ensino de Ciências/Biologia. Considerando-se que a organizaçãode uma coleção requer a utilização detécnicas que, isoladas, não asseguram aoprofissional um domínio científico da mesma,a equipe de Biologia do CAp/UERJ temorganizado cursos de treinamento ecapacitação para a montagem, organizaçãoe confecção de coleções didáticas contendomateriais zoológicos, botânicos,paleontológicos e microbio-lógicos. Sua propostabásica é fornecer ao docente de Ciências/Biologia os procedimentos necessáriospara que ele esteja capacitado a organizarsua coleção didática, utilizando técnicas simplese de baixo custo. Tal metodologia possibilitaao aluno inserir-se ativamente noprocesso ensino-aprendizagem, através do"fazer ciência", por meio do repasse aosmesmos das técnicas apreendidas pelos professoresdurante os cursos. Neste artigo, discute-se a validade desta proposta e seu impactosobre a execução de atividades práticasno Ensino de Biologia e nas discussõesde importantes temas biológicosDownloads
Como Citar
Schwanke, C., Dorvillé, L. F. M., Gamon, M. R., Santos, M. C. F. dos, & Pichin, J. H. G. (2016). Organização Interativa de Coleções Didáticas em Biologia. Interagir: Pensando a extensão, (1), 49. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18585
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
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