Processos inclusivos em educação: articulações entre Pesquisa e Extensão

Neli Klix Freitas

Resumo


A proposta do artigo é a de apresentar percepções de professores e alunos sobre processos inclusivos em educação que foram coletados durante um programa de capacitação docente em Florianópolis. No programa, a temática da inclusão contemplou o debate sobre questões teóricas, legislação, focalizando a interação entre professores e alunos nas escolas. As articulações entre ensino, pesquisa e extensão são contempladas nesta atividade, que aponta para pontos de vista distintos sobre a legislação e a prática da inclusão, ampliando o debate sobre formação docente, interações sociais e sobre a necessidade de revisão de paradigmas em educação e na vida em sociedade.


Palavras-chave


Formação Docente; Legislação; Inclusão; Necessidades Educativas Especiais; Interação Social

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2009.1815

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ