A utilização do software MODELLUS no ensino da Física

Autores

  • Alan Freitas Machado
  • Leonardo de Moura Costa

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2009.1814

Palavras-chave:

Modelagem, Ciências exatase Softwares educativos

Resumo

Os conteúdos de FÍSICA e MATEMÁTICA são considerados de difícil compreensão. Parte desta dificuldade é atribuída, principalmente, pelo fato dos alunos não apresentarem requisitos necessários no domínio da MATEMÁTICA. Para a minimização desta lacuna faz-se necessário a utilização, por parte do professor, de novas ferramentas, sobretudo as computacionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição do uso do computador com o software Modellus e seu auxílio para o processo de ensino da FÍSICA. O estudo é centrado na prática docente dentro de uma abordagem qualitativa, através de experiências com alunos da rede pública de ensino. Tal experimento foi realizado durante a aplicação de um curso da MATEMÁTICA. Constatou-se que o uso de software educacional de simulação e modelagem pode ser utilizado como um recurso que apresenta grande viabilidade no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os alunos analisem fenômenos físicos e desenvolvam conceitos matemáticos.

 

Downloads

Publicado

2009-12-02

Como Citar

Machado, A. F., & Costa, L. de M. (2009). A utilização do software MODELLUS no ensino da Física. Interagir: Pensando a extensão, (14). https://doi.org/10.12957/interag.2009.1814

Edição

Seção

ARTIGOS