Olimpíada Brasileira de Física 2009: comparação do desempenho das escolas públicas e privadas no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Rosana Bulos Santiago

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2009.1812

Palavras-chave:

Colégios públicos e privados, Olimpíada Brasileira de Física

Resumo

O objetivo deste trabalho é revelar alguns aspectos no tocante à aprendizagem de física no estado do Rio de Janeiro a partir do desempenho dos alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) no ano de 2009.  Realizamos uma análise quantitativa dos resultados dos alunos de distintos colégios, públicos e privados, provenientes de quarenta e duas cidades do estado do RJ nas três fases da OBF 2009. Para obter os resultados, confrontamos o desempenho dos colégios públicos e privados da capital com os das cidades do interior nas três fases da OBF.   Concluiu-se que os colégios públicos e privados das cidades do interior têm grande interesse em participar da OBF frente os da capital.  Ao ser comparado o desempenho dos colégios públicos, observa-se que inicialmente os do interior têm maior participação,  mas à medida que a olimpíada avança os colégios públicos da capital predominam.  Do ponto de vista da aprendizagem observa-se que poucos alunos sabem lidar com atividades experimentais e muitos têm dificuldade em resolver questões discursivas. Alguns docentes ainda têm dificuldade de lidar com a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Urge cursos de formação continuada para os professores, principalmente, para aqueles provenientes de colégios do interior do estado.

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Publicado

2009-12-02

Como Citar

Santiago, R. B. (2009). Olimpíada Brasileira de Física 2009: comparação do desempenho das escolas públicas e privadas no estado do Rio de Janeiro. Interagir: Pensando a extensão, (14). https://doi.org/10.12957/interag.2009.1812

Edição

Seção

ARTIGOS