Identidade e ensino da cultura afro-descendente em escolas públicas na Zona da Mata Mineira

Milton Ramon Pires de Oliveira, Ângela Maria Garcia, Bruno Geraldo Alves

Resumo


A partir do desenvolvimento de um projeto de extensão, discutimos a incorporação de elementos da cultura e identidade afro-descendentes, em especial dos congos, às práticas pedagógicas presentes no sistema público de educação. Para tanto, construímos uma metodologia diversificada: história oral com especial atenção às narrativas de história de vida; levantamento bibliográfico sobre Congado; implementação de oficinas temáticas (atividades lúdicas); e atividades culturais nas escolas com grupos de Congos. O projeto tem oportunizado o debate de temas como relações interétnicas, memória e cultura dos congos, proporcionando o preenchimento de algumas lacunas sobre a história da África, atingindo um dos nós na compreensão do processo de construção da identidade, da cultura e da memória dos afro-descendentes: o silêncio escolar.


Palavras-chave


cultura popular; congada

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ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ