O Uso do Software Educacional Modellus para Complementar o Ensino de Física: Estudando um Gerador de Corrente Alternada

Yan Pedro Ulrich, Alan Freitas Machado, Claudio Elias da Silva, Luiz Pinheiro Clodovil da Silva

Resumo


Relato de uma experiência bem sucedida de ensino e a aprendizagem, aplicada a alunos do Colégio Pedro II por intermédio do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na qual o uso das modernas tecnologias e informação e comunicação (TIC) contribuíram efetivamente para a aprendizagem significativa dos alunos. Em particular, usou-se o software educacional Modellus atuando no ensino de física, a nível de ensino médio, para simular um motor elétrico de corrente contínua. Os alunos, primeiro, tiveram aulas teóricas sobre eletricidade e eletromagnetismo, em seguido com o auxílio do professor, desenvolveram e modelagem e ao término desta foi possível promover a alteração de alguns parâmetros, tais como: a intensidade de corrente, a área de espira, a direção do fluxo magnético entre outros. Com a alteração destes parâmetros os alunos puderam observar em tempo real o funcionamento do motor elétrico e outros dados gerados com a intensidade de torque, o rendimento, a potência, a potência entre outros dados que possibilitaram a realização de uma análise quantitativa e qualitativa dos mesmos. Assim sendo, a modelagem propiciou aos alunos uma espécie de laboratório na própria sala de aula, um ambiente gerado pelo software, que serviu para motivá-los. Observamos que possivelmente o uso do software agregou valor as aulas que antes eram puramente teóricas e agora possuem uma parte prática, aspecto que promoveu a ampliação das capacidades cognitivas dos alunos, reforçou os seus conhecimentos teóricos e práticos e a livre interação entre os próprios alunos e deles com os professores.

Palavras-chave


Ensino e a aprendizagem, software educacional e eletromagnetismo

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2017.15930

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ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
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