Considerações sobre o PIBID: a abordagem CTS e a formação inicial

Autores

  • Adrieli Gorlin Toledo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Kelly Mayara Poersch Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Bárbara Grace Tobaldini de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.15917

Palavras-chave:

Abordagem CTS, exercício da docência, processo de ensino e aprendizagem, interdisciplinaridade.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2016.15917

O PIBID/Biologia presente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas aproximou a Universidade e a Educação básica, dessa forma os futuros docentes tiveram um contato mais efetivo com o ambiente de atuação profissional, desenvolvendo sua autonomia e personalidade como professor. O programa permitiu ao acadêmico em formação inicial um contato e interação com a escola, ao mesmo tempo em que apresentou um aporte teórico para a produção dos módulos didáticos. No ano de 2014 o PIBID/Biologia trabalhou com a abordagem CTS, a qual teve como intuito promover o letramento cientifico e tecnológico abrangendo um tema social presente no cotidiano do aluno. Conforme relato dos pibidianos participantes do programa, os mesmos tiveram dificuldades em trabalhar essa abordagem, porém ficaram realizados ao promover um aluno ativo e presente durante toda a construção do conhecimento. Também destacaram, que os alunos se tornaram mais participativos devido a metodologia ser diferente da tradicional. Outro aspecto importante foi a escolha dos temas “Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano)” e “Conservação dos alimentos”, pois estes nortearam todo desenvolvimento dos módulos didáticos, e apesar das dificuldades, possibilitaram aos pibidianos uma visão ampla ao trabalhar o ensino de ciências, bem como quebraram as barreiras tornando o estudo interdisciplinar.

Biografia do Autor

Adrieli Gorlin Toledo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Subprojeto Biologia (PIBID). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Kelly Mayara Poersch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas (UNIOESTE). Membro do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Subprojeto Biologia (PIBID). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na área de Ensino de Ciências e Biologia, no Campus Realeza – Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN).

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Gorlin Toledo, A., Poersch, K. M., & Grace Tobaldini de Lima, B. (2016). Considerações sobre o PIBID: a abordagem CTS e a formação inicial. Interagir: Pensando a extensão, (21), 124–133. https://doi.org/10.12957/interag.2016.15917

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA