A extensão universitária sob foco de estudo: reflexões sobre limites e desafios

Autores

  • Egeslaine de Nez Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Campus Universitário Vale do Teles Pires
  • Fernanda Esser Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT).

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.15543

Palavras-chave:

Universidade. Extensão. Sociedade.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2016.15543

Este artigo objetiva analisar as práticas extensionistas desenvolvidas na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), especificamente no Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT). Sua relevância é a possibilidade de socializar as limitações e os desafios dessas ações. Os procedimentos metodológicos deste estudo foram: pesquisa bibliográfica, documental e de campo (questionário) com abordagem analítica qualitativa. Analisar a extensão universitária foi uma tarefa árdua e complexa, sendo necessário entendê-la como um mecanismo de aproximação com a sociedade. Os resultados fundamentaram a percepção de que a extensão é uma das funções universitárias que juntamente com o ensino e a pesquisa, possibilita que as instituições cumpram sua responsabilidade que se refere ao desenvolvimento econômico e social. E para que isto se torne possível, é preciso que socializem na comunidade os conhecimentos que produzem nas pesquisas, isso acontece por meio dos projetos extensionistas. Enfim, constatou-se que a universidade que desempenha o tripé constitucional (ensino, pesquisa e extensão) consegue assimilar as demandas sociais e incorporá-las em suas ações.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Campus Universitário Vale do Teles Pires

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT). Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT).

Fernanda Esser, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT).

Licenciada em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT).

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Nez, E. de, & Esser, F. (2016). A extensão universitária sob foco de estudo: reflexões sobre limites e desafios. Interagir: Pensando a extensão, (21), 01–16. https://doi.org/10.12957/interag.2016.15543

Edição

Seção

ARTIGOS