Extensão universitária: lugar de encontro entre a educação e as diversidades

Autores

  • Ana Célia Célia de Sousa Santos Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2015.15508

Palavras-chave:

Educação, Extensão, Diversidades.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2015.15508

O Projeto de Extensão “Rodas de Culturas” nasceu do Intercâmbio Científico Cultural entre a Universidade dos Estudos de Verona/Itália, a Universidade Estadual do Piauí - UESPI e a Universidade Federal do Piauí. É um espaço de produção de práticas e saberes que se concretizam na relação entre a universidade e a Associação de Produção “Mulheres Perseverantes, da comunidade Parque Eliane. Tem como objetivo geral promover a troca de saberes, através da organização do espaço “Rodas de Culturas”, possibilitando discussão, reflexões e produção de conhecimentos sobre a cultura, as relações de gênero, geracionais, étnica e ambiental. Tem como metodologia de trabalho a educação popular e a Pedagogia Feminista e propõe a discussão de temáticas relacionadas à educação e às diversidades, com especificidade para as questões de gênero. Assim, a extensão universitária possibilita o encontro entre a educação e a diversidade, tornando-se um espaço de construção de saberes com base em princípios que conduzem alunos/as, professores/as e a comunidade à emancipação. Esses estudos foram fundamentados em Libâneo, Louro, Sardenberg, Gohn, Paulo Freire, Melo Neto, dentre outros. Desse modo, este projeto proporcionou a construção de práticas educativas que favorecem o desenvolvimento de novas posturas diante do contexto das diversidades. Contribui, também, com a discussão dessa temática trazendo à “Roda de Culturas” vivências e convivências que permitem o questionamento das atuais práticas sociais e educativas, assim como, a reflexão sobre as relações de gênero, possibilitando a construção de relações mais justas e igualitárias.

 

Biografia do Autor

Ana Célia Célia de Sousa Santos, Universidade Estadual do Piauí

Pedagoga. Doutoranda em Educação/UFPE, Mestra em Educação/UFPI, Especialista em Ensino, Especialista em Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento sustentável pela UFPI . Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Desenvolve pesquisas e extensão nas áres de Educação, com ênfase em diversidades, Movimentos Sociais, Relações de Gênero, práticas educativas e políticas educacionais.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

de Sousa Santos, A. C. C. (2016). Extensão universitária: lugar de encontro entre a educação e as diversidades. Interagir: Pensando a extensão, (20), 22–38. https://doi.org/10.12957/interag.2015.15508

Edição

Seção

ARTIGOS