Divulgando a Geologia através de roteiros e pontos de interesse geológico: a participação da UERJ no Projeto Caminhos Geológicos

Autores

  • Miguel Tupinambá Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Audrey Alves Monlevade Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2014.13568

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Caminhos Geológicos, Faixa Ribeira

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2014.13568

O projeto Caminhos Geológicos pretende preservarmonumentos geológicos e divulgar o conhecimentocientífico através de painéis explicativosem pontos de interesse geológico. A UERJcolabora com o projeto, realizado em parceriacom outras universidades, desde sua criação,com 36 painéis, cerca de 40% do total já produzido.A intensa participação da UERJ no projetose deve à prática do curso de Geologia em realizarsuas atividades de pesquisa e ensino emterritório fluminense. A experiência resultou emextensa produção científica sobre a geologia daFaixa Ribeira no Estado do Rio de Janeiro e dasbacias da margem continental e culminou coma assinatura de um contrato com o Serviço Geológicodo Brasil para mapeamento geológicode todo o estado. O projeto utilizou a experiênciade cada autor no ensino e pesquisa da geologiade determinada região fluminense paraa divulgação científica. Dessa forma, pretendeestender à sociedade o conhecimento geológicoadquirido por professores e alunos em treinamentosde campo da graduação, projetos depós-graduação e pesquisas sobre a Faixa Ribeirae as bacias de Campos e Santos.

Biografia do Autor

Miguel Tupinambá, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado. UERJ.

Audrey Alves Monlevade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estagiária de extensão. UERJ

Downloads

Publicado

2014-11-11

Como Citar

Tupinambá, M., & Monlevade, A. A. (2014). Divulgando a Geologia através de roteiros e pontos de interesse geológico: a participação da UERJ no Projeto Caminhos Geológicos. Interagir: Pensando a extensão, (17-19), 65. https://doi.org/10.12957/interag.2014.13568

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA