O papel do blog nas atividades de extensão universitária realizadas em um polo de Educação a Distância

Autores

  • Sergio Roberto Pinho Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patricia Seefelder de Assis Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Antonio Nunes de Oliveira CEDERJ
  • Fátima Kzam Damaceno de Lacerda Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2014.13567

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação a Distância, Blog.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2014.13567

A Interação é especialmente importante na modalidadeEAD para ultrapassar as barreiras decorrentesda distância física. Entretanto, quandose fala em extensão nessa modalidade, o focoé, em geral, em cursos de extensão e privilegiaa relação aluno-professor (tutor). A relação instituição-aluno, porém, é também muito importante.As interações entre alunos, universidade ecomunidade precisam existir para que a extensãocumpra sua função de interlocução – e consequenteintercâmbio de conhecimento – entreacademia e sociedade. Este artigo demonstraque os Polos de EAD podem (e devem) interagircom seus alunos e também com a comunidadeexterna, através de práticas de extensão queaumentem a visibilidade da instituição, assimcomo sua relevância, contribuindo para umaEAD de alta qualidade e eficiente na formaçãodo cidadão. Para tal, foi implementado um blogque, ao longo de seus quase três anos de existência,não só vem divulgando para os estudantese para a comunidade em geral as atividadesacadêmicas e culturais realizadas no Polo EADde Friburgo, como também vem servindo comomeio de produção e difusão de conhecimento.Assim, o blog contribui para que o Polo de Friburgouniversalize as oportunidades de acessoao conhecimento, contemplando a integraçãoentre pesquisa, ensino e extensão.

Biografia do Autor

Sergio Roberto Pinho Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista de Extensão. IBRAG/UERJ

Patricia Seefelder de Assis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Analista de sistemas. IPRJ/UERJ.

Antonio Nunes de Oliveira, CEDERJ

Tutor CEDERJ/UAB

Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta. IQ/UERJ

Downloads

Publicado

2014-11-11

Como Citar

Pinho Júnior, S. R., Assis, P. S. de, Oliveira, A. N. de, & Lacerda, F. K. D. de. (2014). O papel do blog nas atividades de extensão universitária realizadas em um polo de Educação a Distância. Interagir: Pensando a extensão, (17-19), 57. https://doi.org/10.12957/interag.2014.13567

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA