Doação de Sangue: Rompendo Barreiras com Alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Raissa Muniz Figueiredo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Liany Bonilla da Silveira Comino Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2014.13566

Palavras-chave:

Doação de Sangue, Processo Educativo, Escolares.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2014.13566

O projeto de extensão “Sangue: vencendo omedo, garantindo a Vida” atua na promoçãoda vida por meio do incentivo à doação desangue. Um de seus eixos de atuação é desenvolvidoem duas escolas no município do Riode Janeiro, tendo por propósito sensibilizar eaproximar as crianças da doação de sangue.Estratégias lúdico-educativas adotadas facilitame tornam a temática do sangue mais atraente.Ao longo do ano escolar, é desenvolvidoum conjunto de atividades abrangendo: identificaçãoda simbologia do sangue, exibiçãode desenho animado, teatro de fantoche, jogoeducativo, visita ao Banco de Sangue Herbertde Souza do Hospital Universitário Pedro Ernesto,concurso de frases sobre a doação,cerimônia de encerramento com premiaçãoe entrega de certificados de participação. Otrabalho com os professores da escola possibilitaa construção compartilhada da programação,a correlação com temas específicos etransversais curriculares, resultando em grandeenvolvimento das crianças irradiado para asfamílias. Entender que os colegas de classe umdia poderão salvar vidas de outros remodelatoda a noção de coletividade e humanismo.A doação de sangue é indispensável enquantonão houver pleno substituto, o que justificatodo esforço despendido nesse permanente eimperativo desafio.

Biografia do Autor

Raissa Muniz Figueiredo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista de Extensão

Downloads

Publicado

2014-11-11

Como Citar

Figueiredo, R. M., & Comino, L. B. da S. (2014). Doação de Sangue: Rompendo Barreiras com Alunos do Ensino Fundamental. Interagir: Pensando a extensão, (17-19), 53. https://doi.org/10.12957/interag.2014.13566

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA