A obra De Exílio Provinciarum Transmarinarum Assistentiae Lusitanae Societatis Iesu e a expulsão dos jesuítas do Império português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.71603

Palavras-chave:

José Caeiro, Companhia de Jesus, Expulsão dos jesuítas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a obra De exílio Provinciarum Transmarinarum Assistentiae Lusitanae Societatis Iesu, de autoria do padre jesuíta José Caeiro, considerando o contexto em que foi produzida e as suas principais ideias. Caeiro redigiu o manuscrito entre os anos de 1759 e 1777, em Roma, durante seu exílio ao lado de centenas de outros religiosos da Companhia de Jesus, que anteriormente, viviam no reino de Portugal e nas regiões ultramarinas do império. Percebe-se, no desenvolvimento do texto, uma tentativa do religioso de construir um discurso de defesa dos jesuítas em relação às acusações sofridas durante a administração pombalina, no reinado de d. José I. Trata-se, portanto, de uma disputa de ideias e de versões.

Referências

ALDEN, Dauril (1970). Aspectos econômicos da expulsão dos jesuítas do Brasil: notícia preliminar. In: Conflito e continuidade na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

ALDEN, Dauril (1996). The Making of an enterprise: the Society of Jesus in Portugal, its Empire and Beyond 1540-1750. California: Stanford University Press.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de (2000). O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras.

AMANTINO, Marcia (2009). A expulsão dos jesuítas da Capitania do Rio de Janeiro e o confisco de seus bens. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ano 170, n. 443, p. 169-192.

AMANTINO, Marcia (2018). A Companhia de Jesus na cidade do Rio de Janeiro: o caso do Engenho Velho, século XVIII. Jundiaí: Paco Editorial.

ARENAS, Mar García (2013). Los antecedentes de un exilio: la expulsión de los jesuitas de Brasil y su llegada a los estados pontificios (1759-1760). Trocadero, nº 25, pp. 1-18.

ASSUNÇÃO, Paulo de (2004). Negócios Jesuíticos: o cotidiano da administração dos bens divinos. São Paulo: Edusp.

CAEIRO, J.(1991). História da expulsão da Companhia de Jesus da Província de Portugal, século XVIII. Lisboa: Verbo.

CARVALHO, J. Vaz de. Caeiro, José. In: O’Neill, Charles E; DOMINGUEZ, Joaquín Maria (2001). Diccionario Historico de la Compañía de Jesus: Biografico-temático. Roma: Institutum Historicum; Madri: Universidad Pontificia Comillas, vol. 1.

COUTO, Jorge (1990). O Colégio Jesuítico do Recife e o destino de seu patrimônio (1759-1777). Tese de mestrado em História Moderna de Portugal apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

DANIEL, João (1830).Tesouro Descoberto no rio máximo Amazonas. Rio de Janeiro: Imprensa Régia.

ECKART, Anselmo (1987). Memórias de um Jesuíta prisioneiro de Pombal. Braga: Secretariado Nacional do Apostolado da oração; São Paulo: Loyola.

FRANCO José Eduardo (2006). O mito dos jesuítas em Portugal, no Brasil e no Oriente (séculos XVI a XX), Lisboa: Gradiva, vol. 1.

HESPANHA, Antonio Manuel e SUBTIL, José Manuel (2014). Corporativismo e Estado de polícia como modelos de governo das sociedades euro-americanas do Antigo Regime. In: FRAGOSO, João e GOUVEIA, Maria de Fátima. Brasil colonial. Vol. 1, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

KANTOR, Íris (2014). Novas expressões da soberania portuguesa na América do Sul: impasses e repercussões do reformismo pombalino na segunda metade do século XVIII. In: FRAGOSO, João e GOUVEIA, Maria de Fátima. Brasil colonial. Vol. 3, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

MAXWELL, Kenedy (1996). Marquês de Pombal: o paradoxo do Iluminismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

MONTEIRO, Nuno Gonçalves (2006). Dom José: na sombra de Pombal. Lisboa: Círculo de Leitores. MORENO MARTÍNEZ, Doris (2012). Las almas de la Compañía de Jesús en el siglo XVI: ecos alumbrados. COELLO, Alexandre; BURRIEZA, Javier; MORENO, Doris. Jesuitas e Impérios de Ultramar, siglos XVI-XX. pp. 201-222. Madrid: Sílex Universidad.

MOTT, Luiz (2018). Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e o calundu. Souza, Laura de Mello e. História da vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.

RODRIGUES, Luiz Fernando Medeiros (2013). A inserção sócio-intelectual dos Jesuítas expulsos do Brasil, durante o exílio na Itália. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Natal.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da (2019). Limites da cultura ilustrada luso-brasileira. In: SILVA, Gian Carlo de Melo e. A época moderna e o Brasil colonial: conceitos, fontes e pesquisas. Alagoas: Edufal.

SOUZA, Evergton Sales (2015). Igreja e Estado no período pombalino. In: FALCON, Francisco e RODRIGUES, Cláudia. A “Época Pombalina” no mundo luso-brasileiro. Rio de Janeiro: FGV/Faperj.

TODOROV, Tzvetan (2000). Los abusos de la memória. Barcelona: Paidós.

TORGAL, Luis Reis (1982). Nota introdutória acerca do significado do pombalismo. In: VARGUES, Isabel. O marquês de Pombal e seu tempo. Tomo 1, Coimbra: Universidade de Coimbra.

VILLALTA, Luiz Carlos et ali. (2015). As reformas pombalinas e a instrução (1759-1777) In: FALCON, Francisco e RODRIGUES, Cláudia. A “Época Pombalina” no mundo luso-brasileiro. Rio de Janeiro: FGV/Faperj.

VOGEL, Chistine (2017). Guerra aos jesuítas: a propaganda antijesuítica do marquês de Pombal em Portugal e na Europa. Lisboa: Círculo de Leitores.

ZERON, Carlos Alberto de Moura Ribeiro (2011). Linha de fé: a Companhia de Jesus e a escravidão no processo de formação da sociedade colonial (Brasil, séculos XVI e XVII). São Paulo: Edusp.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Amantino, M. S. (2022). A obra De Exílio Provinciarum Transmarinarum Assistentiae Lusitanae Societatis Iesu e a expulsão dos jesuítas do Império português. Intellèctus, 21(2), 200–222. https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.71603