O discurso médico-higienista no contexto educacional brasileiro do século XX: Arthur Ramos, Escola Nova e higiene mental

Autores

  • Jefferson Mercadante Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Arthur Ramos, Escola Nova, Higiene Mental

Resumo

O presente artigo é um estudo bibliográfico e de análise histórica das relações entre os movimentos de Higiene Mental e da Escola Nova brasileira a partir da atuação do intelectual e médico psiquiatra Arthur Ramos. Consideramos nesse trabalho a dimensão social, cultural e econômica da sociedade para então analisar a literatura sobre o higienismo e o escolanovismo no Brasil com vistas à definição de conceitos pertinentes às relações entre tais movimentos. Para tanto, procuramos analisar criticamente a produção de Arthur Ramos e sua atuação no Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental para situar seu lugar na relação entre os conceitos de Higiene Mental e Escola Nova.

 

Biografia do Autor

Jefferson Mercadante, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

Mercadante, J. (2015). O discurso médico-higienista no contexto educacional brasileiro do século XX: Arthur Ramos, Escola Nova e higiene mental. Intellèctus, 14(2), 288–303. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/20992