Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Intellèctus é originária das atividades dos Grpesq/CNPq Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano e Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais, Sociedade e Política, sediados, respectivamente, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Destina-se à publicação de pesquisas originais, estudos de historiografia e reflexões teórico-metodológicas relativas à História dos Intelectuais e à História Intelectual, bem como à divulgação de análises sobre a produção cultural dos países que compõem o universo da “Latinidade”. Volta-se, assim, às diversas interfaces envolvidas nessa temática nas Ciências Humanas e Sociais.

A recepção de contribuições destinadas às seções de artigos livres e resenhas é permanente, editando-se ainda dossiês temáticos, organizados por especialistas convidados. Todos os textos são submetidos à avaliação de pareceristas.

Intellèctus é publicada em meio eletrônico, tendo periodicidade semestral.

 

Políticas de Seção

Equipe Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Livres

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Publicação de entrevistas de autores de referência na área de história intelectual e de estudos sobre intelectuais

·       publicação de entrevistas de autores de referência na área de história intelectual e de estudos sobre intelectuais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos (artigos e resenhas) serão submetidos à avaliação de pelo menos dois pareceristas, garantindo-se o anonimato, cabendo ao Conselho Editorial a decisão final referente a sua publicação.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...