Abordagem do campo elétrico com o uso de maquetes táteis visuais.

Autores

  • Rafael Oliveira Vargas de Souza Curso de Licenciatura em Física (UFRRJ)
  • Rian de Souza Facundo Curso de Licenciatura em Física (UFRRJ)
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2612-3952

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2023.72294

Palavras-chave:

educação inclusiva, campo elétrico, maquete tátil visual, física

Resumo

O maior acesso de estudantes com necessidades educativas especiais e as mudanças sofridas pela sociedade na última década são grandes desafios para as escolas e professores. A maneira como os conteúdos eram abordados supunha que todos os estudantes apresentavam as mesmas condições para a aprendizagem, sem que novos recursos educacionais fossem utilizados durante as aulas. No entanto, em função do atual cenário, sem uma mudança na prática letiva haverá inúmeros insucessos escolares. Com base nessa realidade, neste trabalho, é apresentada uma proposta de abordagem do conceito de campo elétrico com o uso de maquetes tátil-visual para apoiar a aprendizagem de estudantes cego / baixa visão. Ao longo do texto são salientados pontos importantes que justificam o desenvolvimento - a partir de materiais simples e com custo acessível - e o uso desse recurso, seja para atender as demandas sociais de uma educação inclusiva ou como elemento para estabelecer um modelo concreto para qualquer estudante. Além disso, é apresentada pequenas sequências de ações que deverão ser adotadas pelo professor para que os estudantes utilizem corretamente os materiais e assim as possibilidades de aprendizagem sejam maximizadas. 

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

de Souza, R. O. V., Facundo, R. de S., & Cruz, F. A. de O. (2023). Abordagem do campo elétrico com o uso de maquetes táteis visuais. Impacto: Pesquisa Em Ensino De Ciências, (2), e72294. https://doi.org/10.12957/impacto.2023.72294

Edição

Seção

Artigos