A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunos
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2022.68624Palavras-chave:
Questões sociocientíficas. Exposições construídas pelos alunos. Ativismo juvenil. Cidadania ativa. Desenvolvimento sustentável.Resumo
O Projeto IRRESISTIBLE teve como objetivo envolver professores, alunos e membros da comunidade na discussão sobre Investigação e Inovação Responsáveis (IIR), promovendo a construção de conhecimento sobre tópicos de investigação de ponta (e controversos) (Controvérsias Sociocientíficas - CSC) e a discussão sobre os critérios que os processos de investigação/inovação devem respeitar para serem considerados responsáveis. Este artigo apresenta resultados sobre o potencial educacional das exposições IRRESISTIBLE construídas pelos alunos sobre CSC e as suas dimensões de IIR. As exposições foram construídas pelos alunos em diferentes contextos - escolas, universidades, museus e locais públicos - e foram assumidas como uma estratégia de ativismo através da qual os alunos informaram a comunidade sobre a CSC que haviam investigado e desencadearam discussão sobre as condições necessárias para garantir práticas de IIR nessas áreas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos participantes de 10 países. Os resultados gerais indicam que os alunos melhoraram as suas perceções sobre as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados com ciência, tecnologia e sociedade. Esta atividade reforçou a perceção dos alunos de que nas aulas de ciências eles desenvolvem projetos socialmente relevantes e aprendem como influenciar as decisões de outros cidadãos sobre questões sociais relacionadas com ciência, tecnologia e ambiente, com o objetivo de garantir um futuro mais sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Impacto.