Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para avaliação de aprendizagem: Vídeo complementar para o ensino contemporâneo de Acústica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2023.67596

Palavras-chave:

Ensino de Física, Acústica, TICs, Estímulo à aprendizagem, Videoaula contemporânea,

Resumo

Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm sido muito utilizadas no cotidiano educacional. O uso de simuladores, material multimídia e muitos outros recursos tecnológicos facilitam e engrandecem a aprendizagem no ensino mediado por tecnologias. Este trabalho apresenta uma alternativa para a utilização das TICs no ensino de Física com a produção de uma vídeoaula complementar, aplicada como ferramenta pedagógica, para o estímulo do aprendizado de Acústica. A vídeoaula complementar produzida aborda as propriedades fisiológicas do som como parte do conteúdo de Acústica nas aulas de Física. Para o seu desenvolvimento foram utilizados dois softwares livres:  Audacity e o Geogebra, além de instrumentos musicais, para explorar detalhadamente esses conceitos abordados previamente em aula pelo docente. A avaliação da aprendizagem foi feita após a exibição do vídeo, através de discussão e de um questionário aplicado em turmas da 2ª série do Ensino Médio de uma instituição pública federal do estado do Rio de Janeiro. Com esse trabalho foi possível observar que a videoaula foi produzida de forma lúdica e didática com embasamento teórico, estimulou o interesse dos discentes para o ensino de Física contextualizado com os instrumentos musicais.

Biografia do Autor

Gabriel Fernandes Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Aluno de Graduação de Física pela UERJ.

Lucas Brasil de Cerqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Aluno de Graduação de Física pela UERJ. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especia, ensino de física e atividade prática.

Caio Nabuco Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Aluno de Graduação de Física pela UERJ.

Robson Costa de Castro, Colégio Pedro II

Professor da educação básica,  da Especialização em Ensino de Física e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFept

Referências

ALMEIDA, M. E.. B.; VIEIRA, A. T. ALONSO, M. ( Orgs). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003, p.14.

BELLONI, Maria Luiza. Educação à Distância. Campinas: Autores Associados, 2008

BERNARD, Tanguy., DERCON, Stefan; ORKIN, Kate; TAFFESE, AlemayehuSeyoum. Will video kill the radiostar? Assessing the potential of targeted exposure to role models through video.TheWorld Bank Economic Review. Cidade, 2015

CINELLI, N. P. F. A influência do vídeo no processo de aprendizagem. 73 f. Dissertação – Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

GODOY, A . S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai/jun, 1995.

LIMA, V. S.;AZEVEDO,N. A. A.;GUIMARÃES, J. M. X.;PEREIRA M. M.;AGOSTINHO NETO, J.;SOUZA, L. M.;PEQUENO, A. M. C.;SOUSA, M. S. Produção de vídeo educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde. Revista Eletrônica de Comunicação,Informação e Inovação em Saúde, 2019, 13(2), 428-38.

MARTINS, D. C. R. da.Tecnologia e educação. O uso da tecnologia na educação como prática pedagógica. 2020. (Trabalho de conclusão, Pós Graduação em Mídias Integradas na Educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba).

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de novas tecnologias. In: MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria para textos complementares. 1. ed. Livraria da Física: 2011.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrantes. MCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.

UERJ, Pibid Física. Estudo das ondas e som através da música. Youtube, 01/05/2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GKZioYabRk0&t=482s>. Acesso em: 24/08/2021.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

Silva, G. F., de Cerqueira, L. B., Barbosa, C. N., de Castro, R. C., & Godim Leitão, C. C. (2023). Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para avaliação de aprendizagem: Vídeo complementar para o ensino contemporâneo de Acústica. Impacto: Pesquisa Em Ensino De Ciências, (2), e67596. https://doi.org/10.12957/impacto.2023.67596

Edição

Seção

Artigos