Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2022.65300

Palavras-chave:

CTS, Alfabetização Científica, Sequência de Ensino por Investigação, energia solar.

Resumo

A sociedade está em uma fase de destaque do meio ambiente alavancada pelos impactos causados pela ação do homem, tornando essencial a mudança de hábitos, leis e ideias sobre o mundo. Para alinhar a sala de aula com essas novas demandas é preciso levar a discussão para dentro dela, adaptando a disciplina ministrada com o contexto atual. Trazemos uma atividade que se baseia no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) que relaciona esses três elementos dentro do tema, de tal forma que promova a Alfabetização Científica dos alunos, ou seja, promova a capacidade de argumentar, refletir, questionar e consequentemente se posicionando com um olhar crítico para o problema apresentado. A atividade é uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), que se inicia com uma problematização da matriz energética brasileira e segue investigando as aplicações das radiações emitidas pelo Sol, com objetivo de destacar o processo de conversão da Energia Solar em Energia Elétrica. Este projeto foi levado para a sala de aula em turma da terceira série da rede particular, com duração de cinco dias. Fundamentada na alteração da postura do aluno e do professor, colocar o estudante para participar ativamente, tomando para si o protagonismo da atividade e o professor atuando como guia, auxiliando o debate entre os estudantes. Trazemos dois episódios transcritos da participação dos alunos que explicita o processo de Alfabetização Científica dos alunos durante a atividade. 

A sociedade está em uma fase de destaque do meio ambiente alavancada pelos impactos causados pela ação do homem, tornando essencial a mudança de hábitos, leis e ideias sobre o mundo. Para alinhar a sala de aula com essas novas demandas é preciso levar a discussão para dentro dela, adaptando a disciplina ministrada com o contexto atual. Trazemos uma atividade que se baseia no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) que relaciona esses três elementos dentro do tema, de tal forma que promova a Alfabetização Científica dos alunos, ou seja, promova a capacidade de argumentar, refletir, questionar e consequentemente se posicionando com um olhar crítico para o problema apresentado. A atividade é uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), que se inicia com uma problematização da matriz energética brasileira e segue investigando as aplicações das radiações emitidas pelo Sol, com objetivo de destacar o processo de conversão da Energia Solar em Energia Elétrica. Este projeto foi levado para a sala de aula em turma da terceira série da rede particular, com duração de cinco dias. Fundamentada na alteração da postura do aluno e do professor, colocar o estudante para participar ativamente, tomando para si o protagonismo da atividade e o professor atuando como guia, auxiliando o debate entre os estudantes. Trazemos dois episódios transcritos da participação dos alunos que explicita o processo de Alfabetização Científica dos alunos durante a atividade.

 

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

Correia, F. M., & Vianna, D. M. (2022). Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar. Impacto: Pesquisa Em Ensino De Ciências, (1), e65300. https://doi.org/10.12957/impacto.2022.65300

Edição

Seção

Artigos