Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2022.65299Palavras-chave:
representações, visualizações, ensino fundamentado em modelagem, ensino de químicaResumo
Um dos objetivos da Educação em Ciências é que estudantes construam conhecimentos e desenvolvam habilidades que os capacitem a atuar como cidadãos críticos na sociedade. Em relação à Química, aspectos relacionados à compreensão e ao uso de seus três níveis (macroscópico, submicroscópico e simbólico); às transições entre estes três níveis visando uma melhor compreensão de ideias e fenômenos; e à expressão de conhecimentos em diferentes modos de representação são essenciais. Nesse sentido, o envolvimento de estudantes em práticas científicas tem-se mostrado uma abordagem profícua. Visando investigar a utilização de modos de representação por estudantes ao participarem de atividades centradas em uma dessas práticas – a modelagem –, identificamos e analisamos os modos de representação usados por eles, assim como possíveis relações entre a utilização desses modos e aspectos vivenciados em diversas etapas do processo de modelagem. O estudo envolveu 13 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio que participaram de um curso extraclasse cujas atividades se baseavam em modelagem. Os dados foram coletados a partir de gravações em áudio e vídeo das aulas, que foram transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciam que os contextos de modelagem, a natureza das entidades modeladas, os modos de se promover uma instrução coerente com o referencial teórico adotado por quem conduz o ensino e a criatividade dos estudantes são elementos essenciais para que eles possam comunicar suas ideias criando e utilizando representações. A discussão dos resultados visa contribuir tanto para a literatura da área quanto para fomentar ações docentes relacionadas ao tema.
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