A revista Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências, criada em janeiro de 2022, é um periódico do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e destina-se à publicação de artigos científicos inéditos, resultados de pesquisas teóricas e empíricas, nas áreas de Educação em Ciências, Ensino das Ciências da Natureza, História e Filosofia da Ciência e áreas afins.

A revista, de fluxo contínuo, possui três seções para submissão: Artigos, Entrevistas e Escritos Especiais. As orientações para submissão e avaliação de trabalhos das diferentes seções encontram-se em Diretrizes para autores.

A Impacto conta com um conselho editorial constituído por pesquisadores do Brasil e do exterior, tendo como público-alvo pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores. Aceita colaborações em Português, Inglês e Espanhol.

A Revista Impacto conta com um grupo experiente de pesquisadores na área para avaliação dos trabalhos. Os manuscritos deverão ser enviados sem a identificação de autoria. A avaliação é feita às cegas, as identidades dos avaliadores e autores não serão reveladas no processo. A Equipe Editorial poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo a partir dos pareceres. Os artigos submetidos devem ser originais e inéditos e devem ser submetidos no formato Microsoft Word (.doc ou .docx). O manuscrito deve seguir as diretrizes para autores especificadas na seção sobre a Revista.

Anual com publicação em fluxo contínuo.

Ética na publicação

A IMPACTO segue as regras da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Comitê De Ética Em Pesquisa - CEP Universidade do Estado do Rio de Janeiro (http://www.sr2.uerj.br/sr2/coep/index.php?mod=regulamenta.htm). A revista IMPACTO é signatária da Declaração de San Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (https://sfdora.org/read/), que reúne recomendações para a melhoria das produções científicas.

Responsabilidades dos atores envolvidos no processo de editoração/publicação

Autores: garantir que o texto é inédito e que todas as referências foram explicitamente apresentadas, de acordo com a ABNT. Não serão aceitos plágio e/ou submissão do mesmo manuscrito para mais de uma revista. Qualquer conflito de interesse deverá ser imediatamente comunicado.

Editores: avaliar os textos levando em conta somente o mérito, sem utilização de informações não publicadas.

Avaliadores: realizar a avaliação com confidencialidade. Não utilizar informações dos originais avaliados para benefício de pesquisa própria. Realizar avaliações claras e com argumentos necessários para fundamentá-las. Comunicar conflito de interesse com o manuscrito.