DINÂMICA DE PRAIA E SUSCEPTIBILIDADE ÀS ONDAS DE TEMPESTADES NO LITORAL DA ILHA GRANDE (ANGRA DOS REIS - RJ)

Autores

  • André Luiz Carvalho da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores - DGeo https://orcid.org/0000-0002-2912-7860
  • Jaciele da Costa Abreu Gralato Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.
  • Thamyres Cristine Farias Brum Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.
  • Carolina Pereira Silvestre Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra do Departamento de Geologia e Geofísica. Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói – RJ, CEP: 24210-346.
  • Érika Cardoso da Silva Baptista Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores. Departamento de Geografia da FFP-UERJ. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.
  • Ana Beatriz Pinheiro Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra do Departamento de Geologia e Geofísica da UFF. Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói – RJ, CEP: 24210-346. E-mail

DOI:

https://doi.org/10.12957/jheotb.2020.45907

Palavras-chave:

Dinâmica de praia, sedimentação, erosão costeira, Ilha Grande-RJ

Resumo

O presente estudo objetivou caracterizar a dinâmica e a susceptibilidade de algumas praias da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) às ondas de tempestades. Foram selecionadas um total de seis praias: Provetá, Lopes Mendes e Dois Rios (voltadas para o Oceano Atlântico), Grande Araçatiba, Abraão e Pouso (voltadas para o continente). Os monitoramentos foram realizados sazonalmente e foram adquiridos 72 perfis topográficos e 164 amostras de sedimentos na porção emersa e submarina das praias para análise granulométrica e morfoscopia. As praias voltadas para o oceano, como Lopes Mendes e Provetá, apresentaram maior dinâmica e vulnerabilidade às ressacas. A praia de Lopes Mendes, em especial, exibiu forte corrente de deriva litorânea e de retorno, formando canais proeminentes na porção submarina. Tempestades de maior magnitude alcançam o limite interno das praias estudadas na porção sul da ilha e removem grande quantidade de sedimentos, causando exposição de raízes e derrubando árvores; em Provetá, essas ondas também são responsáveis pela destruição de casas no limite interno da praia. As praias voltadas para o continente são menos dinâmicas, mas também se apresentam vulneráveis às ressacas, produzindo ondulações suficientemente fortes para dificultar o embarque e desembarque de passageiros nessas áreas. A dinâmica sedimentar é caracterizada pela mobilidade de materiais entre as partes emersa e submersa das praias e, no caso de Lopes Mendes e Dois Rios, ao longo das mesmas pela corrente de deriva litorânea. A granulometria e o grau de selecionamento dos sedimentos variam bastante, com o predomínio de areia quartzosa, subangular, média, fina a muito fina nas praias voltadas para o oceano, com diminuição do selecionamento do pós-praia para a face de praia; e areia quartzosa, predominantemente subangular, média, grossa e muito grossa nas praias voltadas para o continente, com variação do grau de selecionamento dessas praias.

Biografia do Autor

André Luiz Carvalho da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores - DGeo

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da FFP-UERJ. Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Possui experiências nas áreas de Geomorfologia e Geologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia sedimentar; evolução costeira; erosão, dinâmica e sedimentologia de praias; intemperismo de rochas ornamentais; geologia e oceanografia da Antártica.

Jaciele da Costa Abreu Gralato, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia. Departamento de Geografia da FFP-UERJ.

Thamyres Cristine Farias Brum, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.

Graduanda do Departamento de Geografia da FFP-UERJ.

Carolina Pereira Silvestre, Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra do Departamento de Geologia e Geofísica. Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói – RJ, CEP: 24210-346.

Doutora em Dinâmica dos Oceanos e da Terra. Departamento de Geologia e Geofísica da UFF.

Érika Cardoso da Silva Baptista, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores. Departamento de Geografia da FFP-UERJ. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia. Departamento de Geografia da FFP-UERJ.

Ana Beatriz Pinheiro, Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra do Departamento de Geologia e Geofísica da UFF. Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói – RJ, CEP: 24210-346. E-mail

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra do Departamento de Geologia e Geofísica da UFF.

Referências

BAPTISTA, E. C. S. Sensibilidade ambiental do litoral da Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) a eventos de derramamento de óleo. 112f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. p. 114, 2017.

BELO, W. C.; DIAS, G. T. M.; DIAS, M. S. O fundo marinho da Baía da Ilha Grande, RJ: o relevo submarino e a sedimentação no canal central. Revista Brasileira de Geofísica, v. 20 (1) p. 5-15, 2002.

BIRD, E. C. F. Coastal Geomorphology: An Introduction. John Wiley & Sons Ltd. England, p. 411, 2008.

CARTER, R. W. G. Coastal Environments: An Introduction to the Physical, Ecological and Cultural Systems of Coastlines. London, Academic Press. p. 99-134, 1988.

DAVIS JUNIOR, A. R. Coastal Sedimentary Environments. Springer-Verlag, New York, p.716, 1985.

DAVIS JUNIOR, A. R.; FITZGERALD, D. M. Beaches and Coasts. Blackwell Publishing p.115-166, 2004.

DHN, Folha de Bordo, FB-1500-001/79. Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, 1980.

ECCARD, L. R.; SILVA, A. L. C.; SILVESTRE, C. P. Variações morfológicas nas praias oceânicas de Niterói (RJ, Brasil) em resposta a incidência de ondas de tempestades. Revista Brasileira de Geografia Física, v.10, n.01, p. 206-218, 2017.

FOLK, R. L. Petrology of sedimentary rocks. Hemphill Publishing Company. Austin, EUA. p. 182, 1980.

FRIEDMAN, G. M.; SANDERS, J. E. Principles of Sedimentology. John Wiley & Sons. New York, p. 792, 1978.

GODOI, V. A.; CALADO, L.; WATANABE, B. W.; YAGINUMA, L.; PEREIRA, M. B. Evento extremo de ondas na baía da ilha grande: um estudo de caso. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 5, p. 28-44, 2011.

GRALATO, J. C. S. Dinâmica de praia e vulnerabilidade às ondas de tempestades do litoral oriental da Ilha Grande (Angra dos Reis - RJ). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Formação de Professores – UERJ, São Gonçalo, Rio de Janeiro. p. 135, 2016.

INEA, Instituto Estadual do Ambiente. Plano de Manejo do Parque Estadual da Ilha Grande. Rio de Janeiro. p. 558, 2011.

INEA, Instituto Estadual do Ambiente. Parque Estadual da Ilha Grande: plano de manejo (fase 2) / resumo executivo. Rio de Janeiro. p. 98, 2013.

KOMAR, P. D. Beach Processes and Sedimentation. Prentice-Hall, New Jersey. P. 429, 1976

LAING, A. K. An Introduction to Ocean Waves. In: Secretariat of the World Meteorological Organization. Guide to Wave Analysis and Forecasting. World Meteorological Organization. Geneva - Switzerland, second edition, WMO - nº 702. p. 1-14, 1998.

LINS-DE-BARROS, F. M.; MUEHE, D. C. E. H. Avaliação local da vulnerabilidade e riscos de inundação na zona costeira da Região dos Lagos, Rio de Janeiro. Quaternary and Environmental Geosciences, v. 2 (1), p. 55-66, 2010.

MACIEL N.C., ARAUJO D.S.D., MAGNANINI A. Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ): Contribuição para conhecimento da fauna e flora. Bol. FBCN, 19: p. 126-148, 1984.

MAHIQUES, M. M. Considerações sobre os sedimentos de superfície de fundo da Baía da Ilha Grande, Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) - Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo, São Paulo. P. 139, 1987.

MAHIQUES, M. M.; FURTADO, V. V. Utilização da análise dos componentes principais na caracterização dos sedimentos de superfície de fundo da Baía da Ilha Grande (RJ). Boletim do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, São Paulo, v.37(1). p. 1-19, 1989.

MEDEIROS, M. F. de. Estudo da sequência sedimentar holocênica das baías da Ribeira e Parati (Baía da Ilha Grande-RJ) através de métodos sísmicos e análises de testemunhos. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha, UFF. Niterói, RJ. P. 120, 2006.

MESQUITA C.A.B. RPPN da Mata Atlântica: um olhar sobre as reservas particulares dos Corredores de Biodiversidade Central e da Serra do Mar. Aliança para Conservação da Mata Atlântica. São Paulo, 2004

MMA/SBF/GBA, Ministério do Meio Ambiente / Secretaria de Biodiversidade e Florestas / Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros. Panorama da conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos no Brasil – Brasília: 148 p, 2010.

MOHRIAK, W. U. Bacias Sedimentares da Margem Continental Brasileira. In: BIZZI, L. A.; SCHOBBENHAUS, C.; VIDOTTI, R. M.; GONÇALVES, J. H. (Editores). Geologia, Tectônica e Recursos Minerais do Brasil. CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Brasília, p. 87-94, 2003.

MUEHE, D. C. E. H. Sedimentology and Topography of a High Energy Coastal Environment Between Rio de Janeiro and Cabo Frio – Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências. 51 (3), pp. 473-481, 1979.

NORDSTROM, K. F. Erosion control strategies for bay and estuarine beaches. Coastal Management, vol. 17, p. 25-35, 1989.

OLIVEIRA R.R. Ação antrópica e resultantes sobre a estrutura e composição da Mata Atlântica na Ilha Grande, RJ. Rodriguésia, vol. 53(82): p. 33-58, 2002.

OLIVEIRA, B. R. G.; SILVA, T. M.; ROSSO, T. C. A. Estilos fluviais nas bacias hidrográficas da Vila Dois Rios, Ilha Grande (RJ). Revista Geonorte, Edição Especial 4, v.10, n.1, p. 281-285, 2014.

PARDAL, M. T. da C. Mudanças morfológicas e suas implicações para a estabilidade da praia na Região do Recanto de Itaipuaçu, Maricá, RJ. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha) – Departamento de Geologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro. p. 148, 2009.

PETTIJOHN, F. J. Sedimentary Rocks. Third Ed. Harper and Row Publishers. p. 68-81, 1975.

PINHEIRO, A. B.; SILVA, A. L. C.; SILVESTRE, C. P.; BARBOSA, T. M.; CORRÊA, L. F.; PINTO, V. C. S. Dinâmica e erosão em praia de baixa energia: Jabaquara, Paraty (RJ). Anais do Simpósio Brasileiro de Geografia Física e Aplicada, p. 1-12, 2019.

ROSA, M. S.; PINHEIRO, T. S. A. D.; FERNANDES, R. L.; SALGADO, C. M.; RIBEIRO, G. P. Geografia Física e Geotecnologias: aplicabilidade no estudo de áreas degradadas e protegidas na Ilha Grande (Angra dos Reis, Rio de Janeiro - Brasil). Anais do Encontro de Geografia da América Latina - EGAL, Buenos Aires, Argentina. p. 1-11, 2009.

SALGADO, C. M.; PEIXOTO, M. N. O.; MOURA, J. R. S. Caracterização espaço-temporal da chuva como subsídio à análise de episódios de enchentes no município de Angra dos Reis, RJ. Revista Geosul, v. 22, n. 44, p. 7-26, 2007.

SANTOS, C. L.; SILVA. M. A. M.; SALVADOR. M. V. S. Dinâmica sazonal e os efeitos das ressacas nas praias de Niterói/RJ. Revista Brasileira de Geociências, v. 34(3), p. 355-360, 2004.

SILVA, A. L. C., SILVA, M. A. M., SANTOS, C. L. Comportamento morfológico e sedimentar da praia de Itaipuaçú (Maricá, RJ) nas últimas três décadas. Revista Brasileira de Geociências, v.38(1), p. 89-99, 2008.

SILVA, A. L. C.; SILVA. M. A. M.; SANTOS. C. L. Morfodinâmica e a estabilidade da praia de Piratininga, Niterói (RJ). Revista Brasileira de Geociências, v. 39(4), p. 685-694, 2009.

SILVA, A. L. C., SILVA, M. A. M., SOUZA, R. S., PINTO, M. L. V. The role of beachrocks on the evolution of the Holocene barrier systems in Rio de Janeiro, southeastern Brazil. In: Green, A.N. and Cooper, J.A.G. (eds.), Proceedings 13th International Coastal Symposium (Durban, South Africa), Journal of Coastal Research, Special Issue n. 70, p. 170-175, 2014a.

SILVA, A. L. C.; SILVA, M. A. M.; GRALATO, J. C. A.; SILVESTRE C. P. Caracterização geomorfológica e sedimentar da planície costeira de Maricá (Rio de Janeiro). Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 15, n. 2, p. 231-249, 2014b.

SILVA, M. A. M., RESENDE, M. C. C. M. & SANTOS, C. L. Um Estudo sobre a Dinâmica das Praias de Niterói (Baía de Guanabara, RJ). Anais da Academia Brasileira de Ciências, 71 (4) pp. 962-967, 1999.

SILVA, M. A. M.; SILVA, A. L. C.; SANTOS, C. L.; SILVESTRE, C. P.; ANTONIO, R. V. M.; CUNHA, A. B. C.; GRALATO, J. C. A.; SOUZA, R. D. 2016. Praias da Baía de Guanabara no estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Geomorfologia, São Paulo, v.17, n.2, p. 205-225, 2016.

SILVA, M. A. M.; RESENDE, M. C. C. M; SANTOS, C. L. Um estudo sobre a dinâmica de praias de Niterói (Baía de Guanabara, RJ). Anais da Academia Brasileira de Ciências. n° 71 (4), p. 966-967, 1999.

SOUZA, C. R. G. A erosão costeira e os desafios da gestão costeira no Brasil. Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 9(1), p. 17-37, 2009.

SOUZA C. R. de G.; LUNA, G. C. Taxas de retrogradação e balanço sedimentar em praias sob risco muito alto de erosão no município de Ubatuba (Litoral Norte de São Paulo). Quaternary and Environmental Geosciences, v. 1(1), p. 25-41, 2009.

TUCKER, M. E. Sedimentary Petrology: An Introduction. 3° v. Halsted Press, Boston, p.252, 1981.

Downloads

Publicado

2020-01-16

Como Citar

Silva, A. L. C. da, Gralato, J. da C. A., Brum, T. C. F., Silvestre, C. P., Baptista, Érika C. da S., & Pinheiro, A. B. (2020). DINÂMICA DE PRAIA E SUSCEPTIBILIDADE ÀS ONDAS DE TEMPESTADES NO LITORAL DA ILHA GRANDE (ANGRA DOS REIS - RJ). Journal of Human and Environment of Tropical Bays, (1), 9–45. https://doi.org/10.12957/jheotb.2020.45907

Edição

Seção

Artigos