Número 1 da Revista já está disponível !

2020-01-16

Nos dias atuais, de tanta competição entre periódicos e de busca dos autores por métricas como Qualis ou Fator de Impacto, lançar um novo periódico é um desafio. Toda revista necessita de artigos para existir. Mas como estimular os autores a submeterem seus artigos à uma revista que ainda não possui tais indicadores de "qualidade" ?

A resposta é a própria característica da revista. Em primeiro lugar, por ser uma revista digital, não há limitação de espaço como em revistas tradicionais. Isto favorece uma boa descrição e uma boa narrativa de dados, fatos ou eventos.

Em segundo lugar, a revista nasce dentro do Portal de Publicações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), uma das mais respeitadas Universidades do Brasil. Isto garante a continuidade temporal dos artigos, sem problemas de mudança de sítio de hospedagem ou pagamentos por estes serviços. Daí podermos garantir que NÃO HÁ A COBRANÇA DE TAXAS PARA PUBLICAÇÃO

Em terceiro lugar, os artigos já possuem rastreio por DOI (doi:10.12957/jheotb) e em breve ISSN, o que permitirá sua indexação, localização mais fácil na internet e também, citação dos artigos publicados.

E por último, o motivo que nos fez acreditar na revista. Este é um vácuo existente nas revistas científicas. A carência de foco em regiões tropicais e suas baías, integrando tanto as características físicas ou ambientais à uma parte fundamental destes ambientes: o próprio SER HUMANO. Assim, a revista incentiva este olhar para o Homem e para o Ambiente, tomando-os por indissociáveis na história e no tempo.

Assim, convido-os à lerem a revista e a divulgá-la entre seus pares. Aceitem o desafio de submeter e publicar seus trabalhos, não pela métrica da revista mas pelo mérito de suas ideias.

Um abraço e boa leitura,

Luís Felipe Skinner

Editor