TERRITORIALIDADE E A GESTÃO PÚBLICA DOS AMBIENTES NATURAIS DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Saulo Cezar Guimarães Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Elza Maria Neffa Vieira de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Mario Luiz Gomes Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.9883

Palavras-chave:

Conflitos socioambientais, Políticas ambientais, Rio de Janeiro, Grandes projetos.

Resumo

Doi: 10.12957/geouerj.2015.9883

 

O povo brasileiro se orgulha por ter uma legislação ambiental considerada das mais completas e modernas do planeta. Entretanto, o orgulho se transforma em decepção quando indivíduos e organizações subvertem os dispositivos legais para alcançar seus objetivos sem se preocupar com o dano ambiental e com os conflitos sociais que suas ações potencializam. O presente trabalho usa como estratégias metodológicas uma revisão bibliográfica sobre publicações que discutem a construção dos dois empreendimentos, um levantamento histórico sobre o crescimento da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro e uma crítica pautada no conceito de territorialidade e de conflitos e vulnerabilidades socioambientais das ciências ambientais de modo a constatar as manipulações jurídicas, flexibilizações e arranjos na legislação ambiental para que os empreendimentos sejam construídos. Evidenciou que os interesses públicos e privados conseguem se sobrepor a qualquer dispositivo legal que se coloca como impedimento destas ações, que o discurso reducionista minimiza as críticas e os conflitos socioambientais são recorrentes nestas situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Cezar Guimarães Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Meio Ambiente (UERJ), mestre em Educação e Cultura Contemporânea (UNESA), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursando Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Atualmente é professor-tutor do curso de especialização em Gestão Pública Municipal (PNAP-Unirio) nas disciplinas Políticas Públicas, Gestão Democrática e Participativa, Gestão de Redes Públicas e Orientação de TCC, também professor de Geografia do Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói - RJ, do Centro Educacional Adventista do Rio de Janeiro, atuando principalmente nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Meio Ambiente, Geografia, Novas Tecnologias de Ensino e Educação.

Mario Luiz Gomes Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Farias, S. C. G., Castro, E. M. N. V. de, & Soares, M. L. G. (2015). TERRITORIALIDADE E A GESTÃO PÚBLICA DOS AMBIENTES NATURAIS DO RIO DE JANEIRO. Geo UERJ, (27), 23–41. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.9883

Edição

Seção

Artigos