ÁREAS VERDES PÚBLICAS EM JUIZ DE FORA, MG: uma análise do estado da arte atual

Autores

  • Carlos Magno Adães Araujo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cássia Castro Martins Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.9668

Palavras-chave:

áreas verdes públicas, índice de áreas verdes, área de influência das áreas verdes, densidade de áreas verdes, percentual de áreas verdes.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.9668

 

Uma das características mais marcantes do espaço geográfico é sua transformação ininterrupta, fruto da relação dialética entre a sociedade e a natureza, na qual ambos se influenciam reciprocamente, transformando-se uns aos outros. Sob a égide do capitalismo, as transformações espaciais são rápidas e, muitas vezes, tão profundas que produzem impactos socioambientais e socioespaciais que são difíceis de serem mitigados. O processo de urbanização demonstra claramente a magnitude das transformações pelas quais o homem e a natureza passam. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, o rápido crescimento do município e de sua área urbana legaram à população um restrito e irregular número de áreas verdes públicas, fundamentais na melhoria da qualidade ambiental urbana e de vida da população. A análise da dinâmica demográfica e do Índice de Áreas Verdes de parques, praças, canteiros e da UFJF, de cada uma das 81 Regiões Urbanas do município e suas áreas de influência, reforçadas pelo cálculo e análise da Densidade de Áreas Verdes e do Percentual de Áreas verdes, se apresentam como importantes procedimentos na compreensão do status atual dessas áreas, que irão subsidiar propostas de políticas públicas que visem proteger, ampliar e construir novas áreas verdes, bem como facilitar que a legislação existente seja colocada efetivamente em prática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Magno Adães Araujo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2002); especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor de Geografia das redes pública e privada.

Cássia Castro Martins Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora doutora assistente II da Universidade Federal de Juiz de Fora

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

Araujo, C. M. A., & Martins Ferreira, C. C. (2014). ÁREAS VERDES PÚBLICAS EM JUIZ DE FORA, MG: uma análise do estado da arte atual. Geo UERJ, 2(25), 250–275. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.9668

Edição

Seção

Artigos