ESPACIALIDADE E MASCULINIDADE NA VIVÊNCIA DE JOVENS DA ESCOLA DE 'GUARDAS MIRINS' EM PONTA GROSSA, PARANÁ

Autores

  • João Paulo Leandro de Almeida Universidade Estadual de Ponta Grossa; Grupo de Estudos Territoriais
  • Marcio Jose Ornat Universidade Estadual de Ponta Grossa; Grupo de Estudos Territoriais

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.9553

Palavras-chave:

Espaço, Masculinidade, Geografia Feminista, Escola de Guardas Mirins.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.9553

 

Esta discussão tem por objetivo compreender a relação entre espacialidades e a constituição de masculinidades de jovens no cotidiano da Escola de Guardas Mirins 'Tenente Antônio João', na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Esta reflexão tem por referencial as informações cadastrais institucionais de 203 discentes matriculados, da lista de 1.723 candidatas e candidatos a vagas nesta instituição e do resultado da realização de 10 entrevistas semiestruturas com alunos entre 14 a 16 anos. Tal material empírico evidencia, segundo imbricações entre militarismo e espiritismo kardecista, relações entre vivências espaciais e construções de masculinidades em homens jovens. Da mesma forma que existem várias feminilidades, é cabível que existam múltiplas masculinidades, não estritamente orientadas a uma direção do que é ser homem. Os alunos da Escola de Guardas Mirins 'Tenente Antônio João' são uma destas possibilidades, fenômeno este que dialoga cotidianamente com construções de masculinidade hegemônicas e periféricas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Leandro de Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Grupo de Estudos Territoriais

Pesquisador do Grupo de Estudos Territoriais. Tem interesse em fenômenos constitutídos pela imbricação entre espacialidades, masculinidades e adolescência.

Marcio Jose Ornat, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Grupo de Estudos Territoriais

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRJ - 2011); Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UEPG - 2008); Licenciado e Bacharel em Geografia (UEPG - 2005); É membro da equipe técnica responsável pelo site http://www.gete.net.br/; Desde o ano de 2011 é um dos coordenadores do Grupo de Estudos Territoriais (GETE) e do Grupo de Estudos Territoriais da UNICENTRO; Compõe: a equipe de coordenação da Rede de Estudos de Geografia e Gênero da América Latina (https://sites.google.com/site/reggsal/); a mesa editorial da Revista Latino - Americana de Geografia e Gênero (http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg). Tem desenvolvido reflexões relacionadas as interseccionalidades entre espacialidades, gênero e sexualidades.

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

Almeida, J. P. L. de, & Ornat, M. J. (2014). ESPACIALIDADE E MASCULINIDADE NA VIVÊNCIA DE JOVENS DA ESCOLA DE ’GUARDAS MIRINS’ EM PONTA GROSSA, PARANÁ. Geo UERJ, 2(25), 142–171. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.9553

Edição

Seção

Artigos