TRANSPORTE HIDROVIÁRIO, PORTOS E TERMINAIS INTERIORES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: uma análise sobre seus papéis na política pública territorial

Autores

  • Jondison Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Jovenildo Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Edna Maria Ramos de Castro Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.8197

Palavras-chave:

Amazônia, Infraestrutura, Transporte hidroviário, Terminais interiores e portos, Logística.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.8197

O território brasileiro vem passando por um acelerado processo de reestruturação produtiva e reestruturação regional, como resultado de novas estratégias empresariais e governamentais no sentido de intensificar conexões e inseriras regiões brasileiras ao movimento do capitalismo global. Assim, os últimos anos do século XXI constituem momento marcado por uma série de políticas públicas territoriais pautadas em investimentos infraestruturais no Brasil.Uma das áreas de infraestrutura que teve grande canalização foi o setor hidroviário,proveniente de várias políticas, planos e programas, a saber:o Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT);a Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O setor hidroviário foi um dos setores que mais foi injetadoinvestimentos, particularmente no transporte hidroviário, nos portos e nos terminais interiores, sobretudo na Amazônia,buscando promover,além da integração física (inter)nacional e defesa do território amazônico, o aumento dos fluxos de mercadorias, a captura de capitais e a fluidez nas relações de trocas de maneira à obter divisas ao Estado-nação brasileiro. Com efeito, este artigo objetiva analisar o papel do transporte hidroviário,dos portos e dos terminais interiores na Amazônia brasileira,no âmbito das “novas” estratégias de políticas territoriais e dos projetos de infraestrutura (PNLT, PAC, IIRSA), para o “desenvolvimento sustentável”.

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Biografia do Autor

Jondison Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Pará. E-mail de contato: jondisoncardosorodrigues@yahoo.com.br. Recém aprovado no Doutorado em Ciências - Desenvolvimento Socioambiental no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)/UFPA.

Jovenildo Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará - UFPA

Docente Substituto da Universidade Federal do Pará e Acadêmico do Doutorado em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Presidente Prudente. E-mail: jovengeo@yahoo.com.br

Edna Maria Ramos de Castro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Socióloga, Mestre e Doutora em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e Pós-Doutora com pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da UFPA. E-mail: edna.mrcastro@gmail.com.

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Publicado

2014-05-22

Como Citar

Rodrigues, J. C., Rodrigues, J. C., & Castro, E. M. R. de. (2014). TRANSPORTE HIDROVIÁRIO, PORTOS E TERMINAIS INTERIORES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: uma análise sobre seus papéis na política pública territorial. Geo UERJ, 1(25), 115–137. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.8197

Edição

Seção

Artigos