CONHECENDO O ESPAÇO VIVIDO ATRAVÉS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Viviane Paiva dos Santos Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.7281

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Cartografia, Espaço vivido.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.7281

 

Este trabalho descreve e analisa as atividades desenvolvidas através do projeto de intervenção/colaboração desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), Campina Grande-PB, que teve como objetivo principal proporcionar aos alunos formas de conhecimento do espaço vivido e interpretá-lo através da cartografia. O intuito foi desenvolver o conhecimento cartográfico dos alunos, visando usar o espaço vivido como ferramenta, ou seja, mapear a cidade através da percepção dos mesmos. A partir da realização da atividade, foi possível observar o interesse dos alunos pela temática e a curiosidade dos discentes pelo conhecimento dos espaços da cidade em que vivem. O resultado alcançado com estas atividades confirmou que trabalhar com a realidade dos alunos usando diferentes metodologias, incentiva o interesse pela construção do conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Paiva dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Estudante do curso de licenciatura plena em Geografia

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professora titular do curso de licenciatira plena em Geografia;Coordenadora de Área do PIBID/CAPES/UEPB, Sub-projeto de Geografia.

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

dos Santos, V. P., & de Melo, J. A. B. (2014). CONHECENDO O ESPAÇO VIVIDO ATRAVÉS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR. Geo UERJ, 2(25), 108–121. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.7281

Edição

Seção

Artigos