CONHECENDO O ESPAÇO VIVIDO ATRAVÉS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR

Viviane Paiva dos Santos, Josandra Araújo Barreto de Melo

Resumo


DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.7281

 

Este trabalho descreve e analisa as atividades desenvolvidas através do projeto de intervenção/colaboração desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), Campina Grande-PB, que teve como objetivo principal proporcionar aos alunos formas de conhecimento do espaço vivido e interpretá-lo através da cartografia. O intuito foi desenvolver o conhecimento cartográfico dos alunos, visando usar o espaço vivido como ferramenta, ou seja, mapear a cidade através da percepção dos mesmos. A partir da realização da atividade, foi possível observar o interesse dos alunos pela temática e a curiosidade dos discentes pelo conhecimento dos espaços da cidade em que vivem. O resultado alcançado com estas atividades confirmou que trabalhar com a realidade dos alunos usando diferentes metodologias, incentiva o interesse pela construção do conhecimento.

 


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Cartografia; Espaço vivido.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.7281



Direitos autorais



ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons