TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO LAGO GUAÍBA/RS NO PERÍODO 1985 A 2020 E CENÁRIOS PARA 2030 E 2050

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.70767

Palavras-chave:

Uso e cobertura da terra. Mapbiomas. Dinamica EGO. Serviços Ecossistêmicos. Bioma Pampa.

Resumo

O uso e a cobertura da terra sofrem constantes transformações em decorrência de fatores naturais, ao mesmo tempo que têm sido objeto de intensas alterações pela ação antrópica ao longo dos anos. Existe uma lacuna de estudos que aborde essas transformações no sul do Brasil, especialmente no bioma Pampa, e particularmente na bacia hidrográfica do Lago Guaíba/RS. Este trabalho tem por objetivo analisar as mudanças no uso e ocupação da terra na bacia entre os anos 1985 e 2020, utilizando as bases cartográficas do Projeto Mapbiomas, e para complementar a investigação apresenta o cenário tendencial para os anos de 2030 e 2050. As atividades agrícolas são predominantes na bacia até 2020, sendo que os usos e coberturas identificados como Arroz, Soja e Silvicultura avançaram sobre a Formação Campestre nos últimos 35 anos, consolidando-se em detrimento de outros usos relacionados à cobertura natural. Prognósticos para o futuro próximo mostram que essa tendência persiste nos cenários 2030 e 2050, acarretando em perdas significativas e irreparáveis aos ecossistemas. A observação dessas transformações ao longo do tempo permite projetar estudos futuros para a avaliação de serviços ecossistêmicos, por exemplo, que podem direcionar para a utilização racional dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SUMIRÊ DA SILVA HINATA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia (POSGEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Análise Ambiental, com ênfase em Serviços Ecossistêmicos. Analista Geógrafa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGea) da UFRGS na linha de pesquisa Análise Ambiental.

LUÍS ALBERTO BASSO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Ordenação Rural Em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza, Espanha (1989) e doutorado em Geografia Física e Ordenação do Territorio - Universidad de Zaragoza, Espanha (1994). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ministra as disciplinas de Análise Ambiental e Geografia dos Recursos Hídricos. Também é Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da UFRGS, oferecendo as disciplinas de Recursos Hídricos e Ambiente e Estudo Temático: Monitoramento e Qualidade da Água. Atua e desenvolve pesquisas na área ambiental, com ênfase nos seguintes temas: bacias hidrográficas, qualidade de águas superficiais, gestão de recursos hídricos e avaliação de impactos ambientais.

ISABEL CRISTIANE REKOWSKY, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Geógrafa na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Sensoriamento Remoto e pós-graduação em Geoprocessamento e Georreferenciamento. 

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

HINATA, S. D. S., BASSO, L. A., & REKOWSKY, I. C. (2023). TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO LAGO GUAÍBA/RS NO PERÍODO 1985 A 2020 E CENÁRIOS PARA 2030 E 2050. Geo UERJ, (42), e70767. https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.70767