O Ciclo Recente de Investimentos em Transporte Urbano e o Desafio da Urbanização Desigual: o caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.70309

Palavras-chave:

Infraestrutura urbana, Transporte, Mobilidade urbana, Urbanização, RMRJ

Resumo

A retomada do papel do Estado em infraestrutura urbana nas últimas décadas repercutiu em um grande ciclo de investimentos em infraestrutura de transporte no Brasil, e, particularmente, na RMRJ, apoiado sobretudo por recursos federais. O objetivo deste artigo é analisar esse ciclo de investimentos, destacando a distribuição dos recursos financeiros e sua espacialização na RMRJ. A ausência de prioridade ao desafio histórico das desigualdades socioespaciais teve como resultado a concentração dos investimentos na capital fluminense o que, por sua vez, acentuou o quadro de urbanização desigual e excludente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hipólita Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Economista e Professora Associada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ)

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

da Silva, N. A. A., & Siqueira, H. (2023). O Ciclo Recente de Investimentos em Transporte Urbano e o Desafio da Urbanização Desigual: o caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Geo UERJ, (42), e70309. https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.70309