TRAJETÓRIAS E FUNÇÕES DE CIDADES MÉDIAS NA ARGENTINA. Algunas reflexões e evidências

Autores

  • Silvia Gorebstein Universidad Nacional del Sur
  • Graciela Landriscini Universidad Nacional del Comahue
  • Martín Napal Universidad Nacional del Su

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2013.6919

Resumo

DOI: 10.12957/geouerj.2013.6919

Este artigo apresenta algumas evidências e reflexões desenvolvidas no âmbito do estudorealizado em três cidades do território argentin (Bahía Blanca, Río Cuarto, Neuquén),que compartilham a característica de uma dinâmica sócio-econômicas fortementeassociado com complexo de produção baseada em recursos naturais. Esta abordagempermitiu compreender o papel dessas cidades, dois e um pampas e um da Patagônia,com as suas funções específicas e as áreas de prestação de serviços, tradicionais eavançadas, e como locais de impacto diferenciado do atual ciclo econômico dos setoresligados à produção de matérias-primas e alimentos.Nós perguntou em artigo sobre o tipo de intermediação exercício atraente para ascidades estudadas três exios de análise. O primeiro relaciona-se com a funcionalidadedessas cidades, as mudanças que ocorreram ao longo de seu trajetória, e os fatores quemotorizados. O segundo concentra-se na composição da estrutura económica urbana,proporcionando elementos de análise e discussão das dinâmicas que impressãoatividades intensivas em recursos naturais como uma fonte de demanda por bens,serviços e mão de obra. O terceiro incide sobre o sistema local de inovação como motorde mudança na função de intermediação urbana, para além da sua articulação ou nãodestas atividades, com especialização regional.As conclusões e reflexões incentivar aida mais estudos comparativos com outrascidades e regiões do país e do continente.

Palavras Chave: Intermediários cidades-novas funções- centralidade-terciário-trajetórias urbanas

 

RESUMEN

El presente artículo expone algunas evidencias y reflexiones elaboradas en elmarco del estudio realizado en tres ciudades del territorio argentino (Bahía Blanca, RíoCuarto y Neuquén), que comparten la particularidad de una dinámica socio-económicafuertemente asociada a complejos productivos basados en recursos naturales. Esteabordaje, ha permitido comprender el rol de estas ciudades, dos pampeanas y unanorpatagónica, con sus funciones específicas como ámbitos de provisión de servicios,tradicionales y avanzados, y como sitios de repercusión diferenciada del actual cicloeconómico expansivo de los sectores ligados a la producción de materias primas yalimentos.Se ha indagado acerca del tipo de intermediación que ejercen las ciudadesestudiadas apelando a tres ejes de análisis. El primero de ellos refiere a la funcionalidadde estos núcleos urbanos, los cambios que se han producido a lo largo de su trayectoria,y los factores que los motorizaron. El segundo eje gira en torno a la composición de laestructura económica urbana, proporcionando elementos de análisis y discusión sobre ladinámica que imprimen las actividades intensivas en recursos naturales como fuente dedemanda de los mercados de bienes, servicios y de trabajo. El tercero focaliza en elsistema local de innovación como motor del cambio en la función de intermediaciónurbana, además de su articulación o no con dichas actividades de especializaciónregional.Las conclusiones y reflexiones estimulan a profundizar los estudioscomparativos con otras ciudades y regiones del país y el continente.

Palavras Clave: Ciudades intermedias-nuevas funciones-centralidad-terciarización-trayectorias urbanas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Como Citar

Gorebstein, S., Landriscini, G., & Napal, M. (2013). TRAJETÓRIAS E FUNÇÕES DE CIDADES MÉDIAS NA ARGENTINA. Algunas reflexões e evidências. Geo UERJ, 1(24), 339–370. https://doi.org/10.12957/geouerj.2013.6919

Edição

Seção

Artigos