LEV TOLSTOY E PIOTR KROPOTKIN COMO CRÍTICOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA.
Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.6639
Esse artigo tem como objetivo discutir as críticas à Geografia escolar realizadas por dois importantes teóricos russos: Lev Tolstoy e Piotr Kropotkin. Kropotkin, reconhecido humanista e anarquista, procurou apontar as deficiências que a Geografia tinha no que tange a sua aplicação na escola básica, seja por seu aspecto mnemônico ou por ressaltar nacionalismos e a submissão das chamadas “raças inferiores”. No caso de Tolstoy, apontaremos a sua experiência no projeto escolar realizado em sua cidade natal, bem como, a crítica que o grande escritor russo realizou contra a Geografia encontrada nos manuais escolares da primeira metade do século XIX.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.6639
Direitos autorais
ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj