COMPARAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA EM IMAGENS LANDSAT-8 E SENTINEL-2 NO CERRADO MARANHENSE

Autores

  • Paulo Roberto Mendes Pereira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Mariana Monteiro Navarro de Oliveira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Edson Luis Bolfe Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Lucrêncio Silvestre Macarringue Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.66306

Palavras-chave:

classificação digital. cerrado. aprendizado de máquina. dados multifontes. Balsas-MA

Resumo

Os mapas de uso e cobertura da terra são instrumentos basilares para a compreensão detalhada dos padrões da organização do espaço, instrumento essencial para o gerenciamento agroambiental. Este artigo objetivou comparar e avaliar a precisão da classificação digital de uso e cobertura das terras no cerrado maranhense, a partir de imagens OLI (Operational Terra Imager) do Landsat-8 e MSI (Multispectral Instrument) do Sentinel-2. As imagens analisadas são de 2021, as quais foram pré-processadas, segmentadas e classificadas utilizado o algoritmo Random Forest. As análises mostraram que ambas as classificações foram qualificadas como “muito bom”, obtendo-se Índice Kappa (0,706) e Exatidão Global (76%) para as imagens OLI e Índice Kappa (0,775) e Exatidão Global (84%) para as imagens MSI. Os resultados obtidos podem subsidiar o planejamento e execução de novos mapeamentos e monitoramentos agrícolas no Cerrado, contribuindo com as tomadas de decisão de grupos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Mendes Pereira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduado em Geografia Bacharel/Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Geoprocessamento pela PUC-Minas-MG, Mestre em Geografia - FCT/UNESP, Presidente Prudente, atualmente cursa Doutorado em Geografia pela UNICAMP, Campinas, integrando o Grupo de Pesquisa Métodos Avançados de Análise Geoespacial-IG/Unicamp. Integra também o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (pesquisador voluntário), atuando nas seguintes linhas de pesquisas Geotecnologias e Geoprocessamento, Fragilidade Ambiental, Indicadores socioambientais e qualidade ambiental, Evolução da paisagem, Geossistemas - Território e Paisagem, Análise das mudanças de uso e cobertura da terra, Uso de Geotecnologias em estudos aplicados em ambientes naturais e antropogênicos, Análise Morfométrica de Bacias hidrográficas.

Mariana Monteiro Navarro de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP na linha de pesquisa Sistemas de Informações Geográficas, Análise dos componentes naturais da paisagem e das Transformações decorrentes do uso e ocupação. Mestre em Ciências Marinhas Tropicais (2012) pela Universidade Federal do Ceará - UFC/LABOMAR.Graduada em Geografia (2009) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Participou como Professora Colaboradora do Grupo de Estudos Geoprocessamento aplicado à gestão, planejamento e análise de recursos naturais, conforme a Portaria Nº 009/2016-UECE-FAFIDAM (2015-2016). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Métodos de Análise Geoespacial. Atua nas áreas: Sistema de Informação Geográfica, Análise Geoespacial e Análise Ambiental.

Edson Luis Bolfe, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pesquisador em Sensoriamento Remoto na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 2001. Professor na Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências (Unicamp). Membro titular da Câmara Agro 4.0 (MCTI/MAPA). Membro dos Grupos de Pesquisas em Métodos Avançados de Análise Geoespacial (Unicamp/CNPq) e de Modelagem Agroambiental (Embrapa). Mentor do Programa TechStart Agro Digital (Embrapa/Venture Hub®). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Geociências - Sensoriamento Remoto com experiência em mapeamento e monitoramento agrícola, dinâmica de uso e cobertura das terras, inteligência artificial e georastreabilidade. Graduado em Engª. Florestal (1999) e Mestre em Engª Agrícola (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Geografia pela Unicamp (2010). Foi pesquisador visitante na Michigan State University (MSU, USA) em 2014 e no Agricultural Research Centre for International Development (Cirad, França) em 2018/2019. Como gestor na Embrapa foi Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento (2010/2015); Presidente do Portfólio de Monitoramento do Uso e Cobertura das Terras no Brasil (2015/2016) e Coordenador do Sistema de Inteligência Estratégica - Agropensa (2016/2017). 

Lucrêncio Silvestre Macarringue, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Geografia (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane. Mestrado em Ciências Ambientais (2014) pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil. É doutorando em Geografia pela Unversidade Estadual de Campinas - Unicamp, Brasil. É consultor e fundador da Magnitude Consultores Lda, docente e pesquisador nas áreas de Administração de Terras. Possui experiência na área de Geografia, Modelagem Ambiental, Topografia e Geoprocessamento. É integrante do Laboratório de Análise Espacial e SIG do Instituto de Geociências da Unicamp. 

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Pereira, P. R. M., Navarro de Oliveira, M. M., Bolfe, E. L., & Macarringue, L. S. (2023). COMPARAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA EM IMAGENS LANDSAT-8 E SENTINEL-2 NO CERRADO MARANHENSE. Geo UERJ, (42), e66306. https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.66306