O SERTÃO, A REGIÃO SEMIÁRIDA E SUAS REPRESENTAÇÕES TERRITORIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.65452

Palavras-chave:

Convivência com o semiárido, Espaço de memória, Fronteira da civilização, Região, Seca.

Resumo

As discussões sobre o semiárido brasileiro seguem vertentes construídas em contextos distintos, constitui-se como um território definido por critérios naturais de regionalização, bem como por delimitação legal. Porém, historicamente foi chamado de sertão, possuindo uma carga de simbologia, percepções e representações em espacialidades e temporalidades distintas. Neste sentido, faz-se aqui o uso da teoria das representações territoriais objetivando identificar e contextualizar quais são as representações dominantes sobre o semiárido. O recorte temporal compreende entre fins do século XVI até às primeiras décadas do século XXI. As fontes de informações foram autores e publicações de instituições que se debruçaram em estudar e entender o sertão e o semiárido. Como resultado, tem-se a identificação de quatro representações territoriais, a saber: o sertão como fronteira da colonização e dos espaços vazios, o sertão como uma região problema, o sertão como representação do passado e dos espaços das memórias e, por fim, o sertão como fronteira econômica na convivência com o semiárido. Espera-se que essas representações possam nortear futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidclay Cordeiro Pereira, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Geográficas da Université Laval (Québec, QC, Canadá). Como graduando foi bolsista de Monitoria, Extensão e Iniciação Científica. Como graduado, foi pesquisador do CNPq em projetos sobre biodiversidade envolvendo universidades públicas (UFPE, UEFS, UFRPE), Organizações Não Governamentais (APNe e AS-PTA) e o Royal Botanic Gardens, Kew (Londres, Inglaterra), onde fez uma parte do trabalho. No Mestrado, analisou as estratégias de uso do espaço do Recife (PE) no período de ocupação neerlandesa (1630-1654) seguindo a linha da Análise Regional numa perspectiva da Geografia Histórica. Em 2019, defendeu a tese de doutorado intitulada "Análise de um século de representações territoriais e da gestão hídrica no Estado de Pernambuco, Brasil (1909-2019)" em que buscou compreender a governança da água no sertão sob a ótica das suas representações territoriais. Atualmente, é professor adjunto do colegiado de Geografia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, vice-coordenador do Curso de Geografia e leciona componentes curriculares da Geografia do Semiárido e Geografia Regional do Brasil. É membro do Grupo de Pesquisa História e Memória, do Programa Escola Verde (escolaverde.org) e do CentrEau,(Centre québécois de recherche sur la gestion de leau)

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Pereira, S. C. (2023). O SERTÃO, A REGIÃO SEMIÁRIDA E SUAS REPRESENTAÇÕES TERRITORIAIS. Geo UERJ, (42), e65452. https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.65452