DINÂMICA GEOECONÔMICA DA INDÚSTRIA DE MÓVEIS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.64880

Palavras-chave:

Crescimento Econômico, Setor moveleiro, Dinâmica Espacial, Inovação, Geografia Econômica

Resumo

Resumo: A produção moveleira é uma das atividades mais tradicionais da indústria de transformação. Nesse segmento, há predominância da madeira como matéria-prima, que também passa por um processo de transformação industrial para posteriormente ser destinada aos produtores de mobiliário. Além disso, a cadeia do setor de móveis possui encadeamentos nos ramos de bens de capital (máquinas e equipamentos) e de bens intermediários (têxteis, tintas, embalagens, peças e partes metálicas etc.). O objetivo do artigo é apresentar um panorama geral da produção de móveis, enfatizando as análises na dinâmica do setor no Brasil durante os anos 2000. Para atingir o objetivo, recorre-se à pesquisa bibliográfica por meio do estado da arte publicado sobre o tema, além de dados dos principais repositórios. Argumenta-se que a produção brasileira de móveis foi alçada a um novo patamar de desenvolvimento ensejado a partir das políticas econômicas e sociais colocadas em prática nos governos Lula-Dilma. Essa constatação está fundamentada em dados da realidade, os quais serão expostos no texto. No melhor momento para o setor, o número de empregos formais cresceu 4,15% entre 2007-13, desempenho bem diferente se comparado aos -3,40% entre 2014-19 (RAIS, 2019). Já o valor da produção industrial cresceu 10,23% e -0,15% respectivamente nos mesmos períodos (IBGE, 2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Saggiorato, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui Graduação em Geografia (2018) e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). É membro do Grupo de Pesquisa Formação Sócio Espacial: Progresso Técnico e Desenvolvimento Econômico da UFSC. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: industrialização, dinâmica geoeconômica de pequenos municípios e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Saggiorato, B. (2023). DINÂMICA GEOECONÔMICA DA INDÚSTRIA DE MÓVEIS NO BRASIL. Geo UERJ, (42), e64880. https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.64880