A CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA AMPLA ÁREA DE ESTUDO DO MORRO GAÚCHO, EM ARROIO DO MEIO E CAPITÃO/RS, VISANDO À CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.6358Palavras-chave:
Morro Gaúcho, Unidade de Conservação, Caracterização Ambiental, Arroio do Meio, Capitão.Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.6358
Nos anos de 2002 e 2010 tentou-se a criação de uma Unidade de Conservação (UC) no Morro Gaúcho, localizado entre os municípios de Arroio do Meio e Capitão (RS). Porém, um dos empecilhos para que as propostas não tivessem sucesso foi a falta de informações ambientais básicas acerca da área em estudo, fato que dificultou o entendimento da proposta da UC e deixava dúvidas sobre a categoria e os limites ideais da área a ser protegida. Sendo assim, esta pesquisa visou realizar uma caracterização ambiental da ampla área de estudo do Morro Gaúcho como forma de auxiliar e fortalecer o processo de criação da UC. Na caracterização, foram avaliados atributos físicos (altimetria, declividade e recursos hídricos), biológicos (áreas de preservação permanente - APPs) e antrópicos (uso e ocupação do solo e situação legal das APPs) da paisagem. Assim, além de fornecer estas informações ambientais, também se espera que a UC seja planejada ambientalmente, de forma que os atributos ambientais realmente sejam protegidos com a criação deste espaço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.