COVID-19, TRANSPORTE AÉREO E TURISMO EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.61344Palavras-chave:
Covid-19. Turismo. Transporte aéreo. Impacto. Moçambique.Resumo
O presente artigo tem como objectivo analisar o impacto do Covid-19 no sector de Turismo, com incidência para o papel dos transportes aéreos nesse processo. O espaço escolhido para a análise é Moçambique, um país em desenvolvimento, situado na África Austral de onde se elegeu um recorte espacial constituído pelos municípios de Maputo, Inhambane, Vilanculos e Pemba. Para o alcance do objectivo proposto, a opção foi por uma metodologia mista quali-quantitativa, multi-escalar, tendo-se recorrido, para a recolha de dados a revisão bibliográfica e documental e a entrevista, segundo um guião elaborado para o efeito. Os resultados do estudo revelam que o sector de turismo foi muito afectado pela pandemia, tanto de forma directa, com uma redução drástica do número de visitantes como consequência directa da pandemia, mas e sobretudo pela redução do número de voos por decisão, tanto dos países emissores como, mais tarde pelas autoridades de Moçambique. Ora, reduzindo, ao mínimo as possibilidades de movimentação internacional e nacional, os empreendimentos turísticos (alojamento e restaurantes) vêem desaparecer a sua principal fonte de renda. Assim, assistiu-se ao encerramento ou a redução de actividades de muitos empreendimentos com impactos, económicos e sociais negativos percebidos por todos os actores ou agentes do turismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-07-29
Como Citar
GUAMBE, José Júlio Júnior; SILVA, José Julião da; VICTOR, Ringo Benjamim; AZEVEDO, Hélsio Amiro Motany de Albuquerque; CHUNDO, Dário Manuel Isidoro; GERENTE, Bianca Jaime. COVID-19, TRANSPORTE AÉREO E TURISMO EM MOÇAMBIQUE. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 39, p. e61344, 2021. DOI: 10.12957/geouerj.2021.61344. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/61344. Acesso em: 13 maio. 2025.
Edição
Seção
Turismo em Tempos de Pandemia
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.