FEVEREIRO TEM CARNAVAL? POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SETOR DE TURISMO EM PERNAMBUCO DECORRENTES DA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.61339Palavras-chave:
Turismo. Políticas públicas. Pernambuco. Pandemia. COVID-19.Resumo
Esse artigo tem por objetivo avaliar como o Estado de Pernambuco, por meio de suas políticas públicas, tem enfrentado a pandemia de COVID-19 em relação ao setor de turismo. Para tanto, traz um panorama do impacto da pandemia, considerando o primeiro semestre de 2020, nas contas públicas, no fluxo aéreo, nos meios de hospedagem e na empregabilidade, tendo como fontes de dados os portais da transparência e demais informações de caráter público emanadas pelos governos federal e estadual. A criação do Comitê Científico do Nordeste e suas recomendações para o enfrentamento da pandemia são cotejados no sentido de se estabelecer a adoção (ou não) de tais diretrizes para a consecução de decretos estaduais direcionados ao combate à pandemia. Intenta-se salientar como o Estado de Pernambuco busca administrar a crise, pesando os dois lados da balança: as recomendações do Consórcio e a pressão do setor para a abertura. As entrevistas com a Secretaria de Turismo, de um lado, e com pessoas ligadas ao trade turístico de outro, mostram tal impasse. Por fim, o artigo finaliza apontando que, na medida do possível, Pernambuco tem realizado um enfrentamento positivo à crise, inclusive, no que tange ao setor de turismo, buscando dar alternativas dentro do cenário apresentado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-07-29
Como Citar
ARAUJO, Cristina Pereira de; KIYOTANI, Ilana Barreto; SANTOS, Denise Betânia Marques dos; LINS, Camilla de Andrade; SANTOS, Otávio Augusto Alves dos. FEVEREIRO TEM CARNAVAL? POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SETOR DE TURISMO EM PERNAMBUCO DECORRENTES DA PANDEMIA DA COVID-19. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 39, p. e61339, 2021. DOI: 10.12957/geouerj.2021.61339. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/61339. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Turismo em Tempos de Pandemia
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.