AVIAÇÃO COMERCIAL REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PERSPECTIVAS ANTE AO REGIC 2018

Autores

  • Ulisses da Silva Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Gabriel Teixeira Barros Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.58673

Palavras-chave:

Aviação comercial. Aeródromos. Região. Rede urbana. Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

O estado do Rio de Janeiro, apesar de possuir pequena área territorial em relação às demais unidades federativas brasileiras, apresenta dificuldades de integração socioespacial, mobilidade deficitária e uma forte polarização socioeconômica na Região Metropolitana de sua capital. Entre uma série de fatores que influenciaram esse quadro, historicamente, há desde a evolução de sua divisão político-administrativa, à escolha pela política de mobilidade rodoviarista e até a sua topografia peculiar. A presença ou ausência de rotas aeroviárias no estado, bem sendo hoje o principal fluxo de transporte do mundo globalizado, são tanto causa como consequência do desenvolvimento socioespacial desigual e combinado. Além disso, o estudo analítico da aviação comercial regional se torna, neste momento, tanto um campo de diagnóstico quanto de ação para políticas públicas, especificamente para o nosso estado. Neste artigo, realizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre o quadro de desenvolvimento da aviação comercial regional no estado do Rio de Janeiro e utilizamos, para isso, um levantamento bibliográfico, consulta a fontes documentais como leis federais e estaduais, notícias de jornais e revistas especializadas, além de dados oriundos das pesquisas Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil e Regiões de Influência das Cidades (REGIC) do IBGE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Fernandes, U. da S., & Barros, G. T. (2020). AVIAÇÃO COMERCIAL REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PERSPECTIVAS ANTE AO REGIC 2018. Geo UERJ, (37), e58673. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.58673