O ESPAÇO VIVENCIADO E A PAISAGEM DE VINCENT VAN GOGH: arte, experiência e conformação simbólica na tela “A Casa Amarela”.

Autores

  • Jean Carlos Rodrigues Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.58237

Palavras-chave:

Vincent van Gogh, Paisagem, Formas Simbólicas.

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo elaborado sobre a tela “A Casa Amarela” (1888), do pintor holandês Vincent van Gogh criada quando o artista residia em Arles, na França. Consideramos a experiência vivenciada pelo artista holandês em Arles como um dos momentos mais marcantes de sua vida e de sua produção estética e tratamos essa tela como uma paisagem conformadora da existência do artista. Para elaborar tal estudo, nos baseamos, principalmente, (i) na abordagem da arte a partir da filosofia das formas simbólicas, de Ernst Cassirer (2005; 2011) e em considerações apontadas por Ernst H. Gombrich (2007); (ii) na discussão sobre o espaço vivenciado proposto por Bollnow (2019) e Silva e Gil Filho (2020); e (iii) em um debate sobre os significados da  paisagem como forma de expressão humana, na perspectiva de Andreotti (2007; 2013), Besse (2006), Claval (2010), Cosgrove (1998; 2000), Correa (2011). Partimos do pressuposto que a arte, como forma simbólica, estabelece uma relação entre o homem e o espaço, o qual é vivenciado por emoções e adquire expressões pelas paisagens que significam e conformam a existência do artista, no nosso caso, Vincent van Gogh. 

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Biografia do Autor

Jean Carlos Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor do Curso de Geografia do Campua de Araguaina da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor do Programa de Pós-Graduaão em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT/UFT).

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Publicado

2022-08-20

Como Citar

Rodrigues, J. C. (2022). O ESPAÇO VIVENCIADO E A PAISAGEM DE VINCENT VAN GOGH: arte, experiência e conformação simbólica na tela “A Casa Amarela”. Geo UERJ, (41), e58237. https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.58237

Edição

Seção

Artigos