RECURSOS MIDIÁTICOS E GEOGRAFIA ESCOLAR: propostas metodológicas em busca da renovação no ensino

Autores

  • Suellen Silva Pereira Geógrafa - UEPB. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA UFPB/UEPB. Doutora em Recursos Naturais – UFCG e Doutoranda em Geografia – UFPE. suellenssp@hotmail.com
  • Telma Lúcia Bezerra Alves Geógrafa - UEPB. Especialista em Manejo Ecológico de Bacias Hidrográficas – UFCG. Mestre e Doutoranda em Recursos Naturais – UFCG. Bolsista CNPq.
  • Laíse Do Nascimento Cabral Geógrafa - UEPB. Especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente - FURNE/UEPB/UNIPÊ. Mestranda em Recursos Naturais – UFCG. Bolsista Capes.

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2013.5735

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Prática Pedagógica, Recursos Didáticos, Mídia, Renovação.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5735

 

A necessidade de renovação no processo de ensino-aprendizagem da Geografia Escolar, de modo que esta venha a motivar a participação do aluno no processo de construção do conhecimento, é tema recorrente entre estudiosos da área. Diante das grandes transformações ocorridas no contexto social na atualidade, o papel do educador mudou completamente. É preciso mudar também a perspectiva didático-pedagógica diante deste novo cenário. Neste contexto, a introdução de recursos midiáticos (vídeo, música, documentários, jornais, dentre outros) torna-se imprescindível para que ocorra uma mudança na prática de ensino. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a utilização de alguns recursos midiáticos em sala de aula, bem como analisar a aplicabilidade destas novas metodologias nas aulas de Geografia, através de propostas metodológicas, de modo a nortear o professor no planejamento de suas aulas. Como estratégia, procedeu-se uma revisão da literatura sobre o ensino de Geografia e a necessidades de novas abordagens didático-pedagógicas em sala de aula. Observou-se, que a introdução de mídias em sala de aula possibilita uma maior interação dos alunos, favorecendo maior contextualização e significação dos conceitos apreendidos.

 

Abstract: The necessity of the renovation on teaching-apprenticeship process of the scholastic Geography, in a way that come the motivate the pupil’ participation on process to knowledge of construction; is a recurrent theme between scholars of the scope. Before the large transformations in the social context in present, the craft of educator changed utterly. Have to change also the pedagogical-didactic perspective on this new scenery. In this context, the insertion of media resources (video, music, documentaries, and newspapers, others among) becomes indispensable for occur a change in the education practice. This article has by objective descant about the utilization of some media resources on the classroom, and analyze the applicability of these new methodologies at the Geography lessons, by methodological proposals, for guide the teacher on planning their lessons. As strategy, was done a revision of the bibliography about the teaching of the Geography and the need of the new pedagogical-didactic approaches on the classroom. Noted, that introduction of media on the classroom possibility a larger interaction, favoring a larger contextualization and signification of the seized concepts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-09

Como Citar

Pereira, S. S., Alves, T. L. B., & Cabral, L. D. N. (2014). RECURSOS MIDIÁTICOS E GEOGRAFIA ESCOLAR: propostas metodológicas em busca da renovação no ensino. Geo UERJ, 2(24). https://doi.org/10.12957/geouerj.2013.5735

Edição

Seção

Artigos