ANÁLISES DA TRANSFORMAÇÃO ANTRÓPICA E MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO PIRAPUTANGA, MATO GROSSO, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.57306

Palavras-chave:

Paisagem. Geotecnologias. Recursos hídricos. Pantanal.

Resumo

O estudo da Paisagem contribui no entendimento das questões de conservação e mitigação de impactos ambientais em bacias hidrográficas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo realizar as análises da transformação antrópica e morfométrica da Bacia Hidrográfica do Córrego Piraputanga, no município mato-grossense e brasileiro de Cáceres. Para a geração de mapas de cobertura vegetal e usos de 1980 a 2020 e as análises de Transformação Antrópica, Lineares e Areais utilizou-se ferramentas geotecnológicas. A Pecuária aumentou nos anos pesquisados, ocasionando o desmatamento e a fragmentação da vegetação. Ainda assim, o estado de conservação da paisagem permaneceu regular nos anos investigados. A bacia apresenta formato alongado e baixa quantidade de cursos hídricos e menor capacidade de desenvolvê-los. A bacia é do tipo sinuosa e a bifurcação indica que o número de canais decresce em média 3 a 4 vezes ao passar de uma ordem inferior para uma superior, indicando um relevo colinoso. Concluiu-se que a inserção dos diferentes tipos de usos da terra, ao longo do tempo, causou a fragmentação da cobertura vegetal da bacia, que poderá futuramente implicar desfavoravelmente no estado de conservação da paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene da Costa Rodrigues, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR, Brasil.

 

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres/MT, Brasil.

Marqueciane Benevides da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres/MT, Brasil.

Sophia Leitão Pastorello de Paiva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá/MT, Brasil.

Jesã Pereira Kreitlow, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Grupo de Pesquisa em Sensoriamento Remoto, Pesquisa e Ensino em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres/MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Rodrigues, L. da C., Neves, S. M. A. da S., da Silva, M. B., de Paiva, S. L. P., & Kreitlow, J. P. (2021). ANÁLISES DA TRANSFORMAÇÃO ANTRÓPICA E MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO PIRAPUTANGA, MATO GROSSO, BRASIL. Geo UERJ, (39), e57306. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.57306