A CONDIÇÃO EVANGÉLICA DA GLOBALIZAÇÃO E A ESTRATÉGIA POLÍTICO-ESPACIAL DA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.56895

Palavras-chave:

Evangélicos pentecostais. Globalização. Urbanização generalizada. Estratégia político-espacial. Igreja Universal do Reino de Deus.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre a expressão do pentecostalismo protestante a partir do Brasil. Tem-se como hipótese que o pentecostalismo é uma manifestação social americana, associada às qualidades espaciais da atual globalização, condicionada pela urbanização generalizada. Uma globalização que foi se intensificando no final do século XX, a partir da América e do seu modelo capitalista. Sustentado na hiperprodução de necessidades e mercadorias que transbordam o consumo, esse modelo americano dilatou a urbanização por todos os lados e difundiu valores e comportamentos empreendedores de forma surpreendente, principalmente pela imposição da desregulamentação da economia e do trabalho. Organizado em três partes, este artigo inicialmente apresenta algumas referências conceituais sobre a atual globalização associando-a à urbanização. Em seguida, são apresentados dados sobre o urbano na atualidade para localizar o Brasil nesse contexto. A terceira parte é dedicada ao protestantismo pentecostal, sobretudo ao estudo da dinâmica espacial de uma de suas ramificações, a igreja neopentecostal Universal do Reino de Deus, uma criação eminentemente brasileira que, nascida do subúrbio carioca, em 1977, se estendeu para o mundo. Misturando fé e política e associando formas e estratégias de difusão tradicionais e modernas, a Universal é um excelente exemplo dessas novas manifestações sociais da globalização aos moldes americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Sampaio Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora titular do Departamento de Geografia Humana e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Produtividade CNPq e Prociência UERJ.

Gustavo Luiz Xavier de Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERJ (PPGEO-UERJ).

Downloads

Como Citar

Machado, M. S., & de Abreu, G. L. X. (2020). A CONDIÇÃO EVANGÉLICA DA GLOBALIZAÇÃO E A ESTRATÉGIA POLÍTICO-ESPACIAL DA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. Geo UERJ, (37), e56895. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.56895