REPRESENTAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO A PARTIR DA REALIDADE AUMENTADA: O uso da caixa de areia no ensino de geografia física
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.56278Palavras-chave:
Prática de Ensino, Sandbox, Mapas, Geomorfologia.Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar como que o uso da sandbox, auxiliada por produtos cartográficos, pode contribuir para o ensino da geografia física como uma ferramenta pedagógica. Para tal, considerou-se a representação das formas de relevo como ponto de partida para a compreensão dos fenômenos e processos geológicos, geomorfológicos e climatobotânicos em diferentes escalas, ratificando a importância da análise espacial a partir dos domínios morfoclimáticos proposto por Ab’Saber (1967, 2003). A metodologia utilizada segue a classificação de relevo proposta por Ross (2008), que apresenta seis níveis taxonômicos a partir da planialtimetria do relevo e que foi representada a partir de diferentes linguagens cartográficas, como mapas temáticos, perfis topográficos, MDTs, fotografias, e, por fim, o uso da sandbox para a representação dessas formas, contextualizadas em diferentes escalas. Os resultados foram satisfatórios, de modo que foi possível representar cinco dos seis níveis taxonômicos na sandbox, pelos os alunos do ensino médio. A pesquisa concluiu que os alunos mostraram maior facilidade e interesse nos conteúdos abordados, quando estes foram apresentados a partir da sandbox, em relação aos mapeamentos temáticos previamente apresentados. Por outro lado, salientaram que sem a introdução/apresentação dos mapas, perfis topográficos e fotografias não seria possível a compreensão de todas as formas de relevo e sua relação com as questões socioambientais relacionadas ao domínio de mares de morros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.